TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

“Distribuição de alimentos é desigual para toda a população do mundo”

Por:   •  23/7/2016  •  Resenha  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  730 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL

CENTRO DE CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

INT. ÀS CIENCIAS POLITICAS E SOCIAIS

Vídeo: “Distribuição de alimentos é desigual para toda a população do mundo”

Pergunta: Vimos que a má distribuição dos alimentos é um grande problema que afeta o mundo em todas as partes. Seria esse um problema que teve início recentemente? Qual seria uma solução para isso?

A distribuição de alimentos no mundo é completamente desigual, uma parte usufruindo dela em abundância e a outra sofrendo com a escassez. Nossos recursos são finitos e se não houver uma melhora nisso, logo a população irá enfrentar maiores problemas. Se agora são 700 mi e 1 bi, esses números podem aumentar e muito. Porém, esse problema não teve início agora. A desigualdade na distribuição é um grande reflexo da também desigualdade social que vêm desde quando o mundo veio sendo descoberto. A falta de alimentos atinge principalmente a população de renda mais baixa, então logo chega ao raciocínio de que isso poderá diminuir quando os pobres tiverem dinheiro para combater essa desigualdade. As escolas, por exemplo, poderiam ser ótimos iniciadores da melhor distribuição de alimentos, mas a falta de estrutura escolar em alguns países dificulta isso.

Produzimos alimentos demais, desperdiçamos demais. Cerca de 1/3 dos alimentos são desperdiçados. Utilizamos água demais, muito mais do que é necessário nas plantações. Um belo começo para que esse problema possa ter um fim é primeiramente o conhecimento. Conhecimento da economia, ciências e tecnologias, assim como conhecimento sobre o povo. Avaliar as necessidades da população, o tamanho dela, se as pessoas são mais propícias a terem doenças, se são crianças, idosos, pois assim ajuda a identificar se o alimento é insuficiente neste lugar. Assim como observar o clima, a produtividade e as terras, pois há muitos fatores ambientais que implicam numa melhor produção de cultivos e logo identificar quais são os recursos escassos, e também utilizar as terras para produtos comestíveis, uma vez que no Brasil, há milhões de hectares dedicados a culturas de biocombustíveis, por exemplo. Escolher corretamente o modo das exportações e também promover políticas alimentares sustentáveis uma vez que os países em desenvolvimento são os que mais sofrem com a desnutrição e fome, assim como os maiores produtores de alimentos do mundo, são também donos dos maiores índices de desnutrição, sendo assim, os alimentos permanecerem aonde são produzidos é uma boa forma de diminuir essa desigualdade.

O que mais se fala é na inclusão social, principalmente devido a separação das classes mais ricas e pobres. Dessa maneira, custos mais baixos para os consumidores que têm uma menor renda. Como já foi dito, uma conclusão sobre o tema é que os pobres só poderam diminuir esse problema quando eles tiverem dinheiro suficiente pra comprar alimentos. Há diversas organizações com programas visando essa redução da desigualdade na distribuição de alimentos, com diversas contribuições que podem auxiliar nessas mudanças.

Outro quesito que também foi dito no vídeo é o comprometimento. O comprometimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com