TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECONOMIA INOVADORA

Tese: ECONOMIA INOVADORA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  Tese  •  985 Palavras (4 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 4

INRODUÇÃO A ECONOMIA

INTRODUÇÃO

É Muito comum que os meios de comunicação (mídia) rádio, televisão ou jornais trazem diariamente temas que muitas vezes não entendemos:

A taxa de desemprego aumentou.

A dívida externa do Brasil é muito grande.

O governo elevou a tarifa pública.

Aumentou os preços dos alimentos.

Essas e outras só podem ser entendidas e respondidas com um conhecimento teórico da ciência econômico, que só os profissionais da ária econômica e estudantes de outras árias como: Direito, Administração, Contabilidade ou de outras ciências podem responder.

A Própria etimologia da palavra economia (oikonomia) da idéia de um mordomo (Administrador de casa) que com o passar do tempo vieram definições como:

Ciências sociais, distribuição, produção, recursos, escolha escassez e necessidades.

Juntamente com as definições vieram os problemas econômicos fundamentais que a sociedade de um modo geral tinha que responder:

O que e quanto produzir: Levando em conta que a produção é escassa, a sociedade deverá escolher a quantidade de sua produção e quais os produtos a serem produzidos.

Como produzir: Outra escolha da sociedade relacionada à produção de bens e serviços que tenham um nível tecnológico aceitável aos métodos eficiente para ter sucesso relação a seus concorrentes.

Para quem produzir: questões como benefícios de capital, determinação de salários, juros e a renda da terra são decisões que os membros da sociedade de devem decidirem, levado em conta a oferta e a demanda que os mercados de serviços produtivos oferecem.

SISTEMAS ECONÔMICOS

A definição do sistema econômico é baseada na sua forma política, social e econômica, esse sistema busca a melhoria e o bem-estar de seus membros para a produção, distribuição e consumo de todos os bens e serviços possíveis para os mesmos.

Os três elementos básicos de um sistema econômico são:

Estoque de recursos produtivos ou fatores de produção. São incluídos os recursos humanos, o capital, a terra,os recursos naturais e a tecnologia.

Complexo de unidade de produção: que são constituídos pelas empresas

Conjunto de instituições, políticas jurídicas, econômicas e sociais, esses fatores das organizações.

SISTEMAS ECONÔMICOS DOS PAÍSES

A escassez de recursos estarem em todos os pises, e os recursos produtivo (mão de obra, terra, capital, matérias-primas, etc.) são limitadas, porém as necessidades humanas são ilimitadas e passa pelo ciclo de renovação que o próprio sistema econômico exige

É Nesse. Contexto que Oe pise se organizam basicamente em dois sistemas, são eles:

Sistema capitalista ou economia de mercado: é um sistema regido pela livre lei de mercado e a preservação da propriedade privada dos fatores de produção (mão de obra, terra, capital) onde os preços dos bens serviços e salários são determinados pela lei da oferta e da demanda de bens serviços. Países como, Brasil, argentina e Estado Unidos fazem parte desse sistema.

Sistema Socialista ou economia centralizada. Esse sistema econômico é regido por um órgão central de planejamento no qual os fatores de produção ou meio de produção (matérias-primas, prédios, terra, capital, e bancos) onde os preços dos bens e serviços, salários, cotam de produção e serviços são calculados nos computadores do estado (governo), ou seja, não e levado em conta a oferta e a demanda de mercado. Países como ,Rússia e China fazem parte desse sistema.

Países como Cuba, e a Correia do norte ainda resistem a esse tipo de economia (economia completamente centralizada) que não abre suas economias e por isso que são países pobres e de pouca tecnologia.

FUCIONAMENTO DE UMA ECONOMIA DE MERCADO: FLUXOS REAIS E MONETÁRIOS

Existem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com