TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECONÔMIA SOCIAL

Monografias: ECONÔMIA SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  1.309 Palavras (6 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Partimos agora para a 3° etapa da nossa Atividade Prática Supervisionada.

Nessa etapa falaremos sobre o processo grupal e vamos associar o mesmo ao grupo de policias do Bope o qual vem configurado no filme Tropa de Elite.

GRUPOS PORQUE ELES EXISTEM?

A palavra grupo surgiu no século XVII que refere ao ato de retratar, artisticamente um conjunto de pessoas. No século XVIII passaram a ser conhecido como reuniões de pessoas.

Duas ciências, a Psicologia e a Sociologia, voltam a ser interesse ao estudo de grupo. Interesse esse que remete a formação desses grupos, a suas vivencias, realidades e historias.

O homem recorre a determinados grupos o qual se identificam com a razão da sua realidade momentânea e por necessidade presente.

Os indivíduos saem da sua rotina para ajudarem a determinados grupos para suprir uma necessidade ou cumprir um determinado papel. Citamos como exemplo indivíduos que utilizam drogas ao tomarem conhecimento do mal que a mesma causa, vão em busca de ajuda, e muitas vezes se faz necessário terapia grupal. Na qual vão trocar experiência e vivencia fazendo um fortalecimento para deixar de ser dependente da mesma.

Sabe-se que é um processo lento mais a troca e compartilhamento dos membros desse grupo vão se ajudando para se livrar desse mal. Vemos aqui o surgimento desse grupo para suprir uma necessidade existem em uma comunidade.

Nesse grupo temos aspectos pessoais, o grupo tem características e vivencia semelhantes, realidade e história de todos os indivíduos.

Os grupos vão surgindo dentro da sociedade diante de necessidades e fatos a que vem alterar a ordem da mesma.

No filme Tropa de Elite a corporação do Bope o qual podemos afirmar ser um grupo que surgiu no contexto social, para suprir a necessidade emergencial dentro da sociedade, onde policias civis não conseguiam o controle do trafico nos morro (Rio de Janeiro). Buscam-se novas saídas para os conflitos existentes. Qual seria a saída?

O Estado sai à busca de uma solução já que o grupo existente não consegue sozinho manter a ordem.

Cria-se então um novo grupo o Bope, indivíduos que vão à busca de fazer parte desse grupo o qual é chamado de Tropa de Elite quel chega para fazer valer o poder.

Através de pesquisas sabemos que o fato “Poder” deveria trazer apenas segurança e não o medo.

Este grupo existente na vida real, fora do filme teria que transmitir tranquilidade, segurança.

Mas diante dos fatos o qual a droga leva, em boa parte da humanidade, a mesma não respeita gênero, idade ou classe social.

Entra nas grandes cidades cheias de desigualdade sócias, procura seu abrigo e ali monta seu inferno. (drogas)

Entendemos em nosso relato e onde entra nosso grupo ou Bope.

Como dissemos surgiu para organizar esse problema devastador que consome as classes mais humildes e outro lado que enriquece pela venda da mesma e pela venda de armamento.

É muito mais fácil fazer que esse suposto comércio vá se camuflar no meio da pobreza a qual acha vertentes para seu crescimento.

Por esses argumentos são necessários surgimentos de grupos como o Bope o qual em parte acreditamos que os membros pertencentes sejam honestos que se focam nesses problemas emergenciais para solucionar ou amenizar.

Seus componentes fora do grupo possuem vivencias, experiências e historias de vida diferenciada, mas ao fazer parte desse grupo vão a busca do mesmo objetivo e com o interesse coletivo.

As extinções das drogas poderia trazer paz para essa comunidade tão sofrida.

Vemos no filme dois personagens que ficam indignados por atitudes de seus superiores, buscam colocar um pouco de ordem em suas repartições (viaturas quebradas e processos parados). Para acertar o que estava errado utilizam do mesmo sistema de corrupção já existente. As autoridades não veem isto com bons olhos o qual tenta fazer represália para o superior dos mesmos. Mandando o Sargento Fabio atender uma ocorrência de denuncia de baile funk no morro o qual era proibido. O Sargento percebe que algo estava errado. Vira para seus subordinados e pergunta se haviam pegado o dinheiro do jogo do bicho que era onde havia o maior lucro da corrupção na corporação. O soldado neto confirma para o sargento que utilizaram o para o concerto das viaturas.

Nesse momento o sargento sabe que será morto. Os dois soldados vão ao encontro do sargento para que a nada de mal o aconteça, com o mesmo e diante de um gesto mal interpretado provoca um tiroteio no meio da favela.

Nesse ocorrido os dois soldados entram em contato com os componentes do Bope. Os quais estavam em outro morro na busca do corpo do “fogueteiro” para que sua mãe pudesse fazer o seu sepultamento, são obrigados parar com a busca e ir ao outro morro para socorrer os policiais que estavam dentro do fogo cruzado. Diante da confusão causada pela policia civil o grupo do Bope ser obrigado a tirar os mesmos do fogo cruzado.

As atitudes dos componentes do Bope transmitiram naqueles dois soldados que a partir daquele momento queriam fazer de tudo para fazer parte desse grupo.

O Bope é um grupo estrutural o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com