TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO COMO SOCIALIZAÇÃO: DURKHEIM

Por:   •  7/4/2017  •  Abstract  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  595 Visualizações

Página 1 de 4

EDUCAÇÃO COMO SOCIALIZAÇÃO: DURKHEIM

  • FICHAMENTO 1

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia. In: Jean-Claude Filoux. Émile Durkheim. Recife: Massangana, 2010. (Coleção educadores Nº 22). Pág.: 39-66

Émile Durkheim, em sua obra, traz ao questionamento o valor moral da educação e apresenta os diversos tipos de educação, uma vez que esta varia. Conforme Durkheim, a educação é instituição social que é base fundamental para manter a cultura de uma sociedade. A educação é tem como principal objetivo a transmissão dos conhecimentos e valores de uma geração para outra

A educação é a ação exercida, pelas gerações adultas, sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política, no seu conjunto, e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine.

O autor apresenta uma proposta para que se identifique uma educação ideal, onde seja possível solucionar problemas e desequilíbrios sociais persistentes na vida em sociedade.

É importante também que a educação assuma uma forma de sistema regrado, buscando assim aplicar nos componentes da sociedade os valores da solidariedade social, dando também maior autonomia ao aluno, e preparando-o desde a infância para o funcionamento da sociedade moderna.

É necessário que haja equilíbrio, e que a educação atue em seu tempo natural, enaltecendo, como no caso, valores da civilização moderna industrializada, e não valores futuros ou do passado.

Pode-se dizer que o adulto deve cumprir seu papel, influenciando a criança na educação, tornando-se um agente de formação moral da criança. Sabendo que a educação é base cultural que sustenta a estrutura da solidariedade orgânica, educação deve ser igual para todos. Para Durkheim a educação primária, geralmente dada na primeira infância, deve ser igual para todos, pois a solidariedade da sociedade somente é mantida pela diferenciação de funções sociais entre os indivíduos.

A escola além de ser uma das fontes primárias de socialização do indivíduo, serve também como forma de treinamento desse o transformando em um ser social. Para tanto o educador deve exercer sua autoridade sobre o educando, moldando seu caráter, o transformando em tipo ideal de homem social e para que assim possa colaborar para funcionamento de uma melhor sociedade.

O Estado, por sua vez, tem a obrigação de manter o sistema educacional. Segundo o autor a educação é função e obrigação do Estado por ser uma forma primordial de manter a ordem social e evitar as problemas sociais e estruturais.

Durkheim não determina se a educação tem poder de transformar o caráter do indivíduo, apesar de ele em certo momento dissertar que não podemos determinar o futuro do indivíduo pela sua origem, mas ao mesmo tempo ele defende que a educação algumas vezes não muda o mau caráter por completo. Percebemos lendo a obra que o autor defende que o Estado como único mantedor da educação, muito mais ainda nas classes mais pobres, nas quais possui maior tendência a doenças sociais como crime.

O autor defende que educação deve ser igual para todos em certos valores elementares da sociedade, mas diferenciada de acordo com as posições sociais, com finalidade de desenvolver aptidões diferentes, mantendo o bom funcionamento da estrutura da sociedade moderna. Por isso, a educação é forma de socialização metódica, na criação do novo ser social em contraste do ser individual natural do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (75.5 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com