TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ELABORAÇÃO DE PROJETO SOBRE FONTES DE ENERGIA E TECNOLOGIAS

Por:   •  19/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.576 Palavras (7 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ[pic 1]

[pic 2]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

DISCENTE: EDESIO JUNQUEIRA JUNIOR

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

TEMA: ELABORAÇÃO DE PROJETO SOBRE FONTES DE ENERGIA E TECNOLOGIAS APLICADAS GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA.

IPORÁ/GO 2018

SUMÁRIO

  1. - INTRODUÇÃO        3
  2. - CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO        4
  3. DIAGNÓSTICO DA EMPRESA        5
  4. ANÁLISE DAS FONTES DE ENERGIA        5

CONSIDERAÇÕES FINAIS        5

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        6


  1. - INTRODUÇÃO

As fontes de geração de energia elétrica devem ser analisadas quanto cada região. Para que seja feita a análise de viabilidade conforme a região, é viável a elaboração e implantação de um sistema de gerenciamento ambiental (SGA).

O SGA será uma ferramenta de apoio, a ser utilizada de maneira que se garanta a organização a fim de manter um bom relacionamento com o meio ambiente. Isso disto o SGA vai auxiliar na gestão e organização, de todos os processos necessários. (LOGIC AMBIENTAL, s.d.)

Ressalta-se que para que o SGA seja reconhecido, não basta apenas atender a demanda, mas é necessário que também esteja em conformidade com a ISO 14001 que é a responsável por certificar o SGA implantado. Para receber uma certificação ISO 14001 é preciso que o SGA atenda a todas as normas que estão especificadas em um documento de 34 páginas que é a ISO 14001. (ABNT NBR ISO 14001, 2004)

Levando em considerações as atuais situações é feito uma análise e especificação para verificar qual das possibilidades se torna mais viável como geração de energia elétrica na cidade de Iporá - GO, tratando assim das análises das situações onde se verifica a melhor viabilidade de energia solar ou eólica.

A energia eólica e solar são ambas consideradas fontes de energia renovável. O que por si só já é viável, contudo é necessário investir em tecnologias e materiais específicos para que cada modelo de energia seja colocado em um plano de ações. (MAUAD, 2017)

Por Iporá se tratar uma cidade localizada no oeste goiano de Goiás, é necessário fazer inicialmente a caracterização do município para que seja levantado o perfil da cidade, e verificado se uma é mais viável que a outra, ou até mesmo se as duas formas de energia renovável são viáveis, porém para locais diferentes da cidade, como por exemplo os pontos mais baixos e os pontos mais altos situados no município.

É interessante realizar um levantamento da demanda que isso geraria para a cidade, quais os benefícios, quais recursos a empresa teriam que investir, qual o custo isso iria gerar, demanda de tempo, e se os recursos naturais necessários para implantação seriam suficientes.

  1. – CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO.

De acordo com as informações disponibilizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade de Iporá está situada no estado de Goiás, possui aproximadamente 32 mil habitantes. O último senso para estabelecer a taxa de mortalidade foi em 2014, constatando-se uma média de 17,37 óbitos a cada mil nascidos (IBGE, 2018).

O território da cidade de Iporá, apresenta uma taxa de PIB per capita de R$ 17.463,89, sendo que 76,3% das receitas são oriundas de fontes externas. Já no ranking quando comparado a outros municípios, a cidade está nas seguintes posições: 2283° lugar se comparado a todas as cidades do Brasil; em 129° lugar se comparado apenas as demais cidades do estado de Goiás; e em 5° lugar se comparado as cidades da microrregião. (IBGE, 2018).

Na caracterização ambiental da cidade, a sua temperatura anual está numa média entre °C 22 e °C 28. Quanto sobre a média de precipitação observada na cidade, sua taxa é de 1000 mm (INMET, 2017).

Também sobre o clima da cidade de Iporá, conforme uma classificação de Koopen, o clima da cidade é tropical semiúmido, pois a regularidade e distribuição de chuva no decorrer do ano é bastante irregular, trazendo junto uma baixa frequência de precipitação. (ALVES, p. 65-72, 2011).

Ainda sobre a caracterização ambiental, temos os índices de pesquisas relacionados a fauna, flora, uso da terra, e também os recursos hídricos e energéticos. Na fauna segundo pesquisa (SANTIAGO, 2005) realizada no meio denominado de parque municipal da cachoeirinha, foi levantado um total 933 indivíduos, sendo num total de 62 espécies diferentes. Quanto a sua flora os únicos dados encontrados em pesquisa foi a área total de 5,8 hectares de mata ciliar as margens do córrego tamanduá e Santo Antônio, conforme pesquisa realizada por (CUNHA, p. 208, 2007) (p,208.)

Sobre os recursos hídricos da cidade de Iporá, de acordo com o jornal da cidade Oeste Goiano, com base em uma pesquisa realizada foi constatado que na área do ribeirão Santo Antônio, onde é feito a capitação de água, apenas  24% da área possui vegetação natural. Foi também levantado que devido á vazão de água existente, entre os meses de setembro e outubro de 2017 os recursos hídricos já não foram suficientes para atender a demanda de habitantes da cidade. (JORNAL OG, 2017)

  1. – DIAGNÓSTICO DA EMPRESA

A empresa a ser implantada é uma empresa de geração de energia solar, pois conforme análise feita da região da cidade de Iporá, foi constatado que a mesma possui clima quente e seco, e grande parte do ano é acompanhada de sol com temperaturas elevadas. A localização geográfica seria próxima a subestação de energia que já existe na cidade, pois existe uma área vazia e com grande espaço disponível sem nenhum empecilho que possa interferir na captação dos raios solares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (102.4 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com