TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENSAIO GIDDENS

Por:   •  26/11/2018  •  Ensaio  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 3

Giddens faz a comparação dos três autores e coloca Durkheim como quem sempre se conservou mais afastado dos grandes acontecimentos políticos do seu tempo é as suas obras são quase todas de caráter acadêmico, e portanto muito menos dispersas como as do Marx ou Weber.

Giddens coloca que as influências intelectuais que mais contribuíram na doutrina teórica de Durkheim foram franceses, como os autores Montesquieu e Rousseau, os pensamentos contemporâneos de Renouvier.

Mais obras de juventude de Durkheim Relaciona-se com as ideias de um grupo de autores alemães contemporâneas.

Guiness coloca que alguns tipos de teoria social como o organicismo doutrina dos fins dos séculos 19 representado na qual é comparada à sociedade como Integrada com organismo vivo

O tópico A sociologia e a ciência da vida moral

Giddens falar aqui a criticar que Durkheim fez a obra de Baú und Leben des Socialen Korpers de Schäffer podemos ver claramente as orientações do pensamento do início da carreira de Durkheim.

Falando um pouco mais sobre esta crítica de Durkheim, uma das contribuições que ele acha mais importante de Schäffer É na qual ele junta os conceitos biológicos como uma metáfora à análise sociológica.

Durkheim também concorda com análise que Schäffer faz sobre a discrepância radical e profundamente significativa entre a vida do organismo e a da sociedade. Ele nos trás o conceito de sociedade como um ideal.

Um dos conceitos básicos do pensamento de Schäffer é no qual “[...] a sociedade se caracteriza por propriedades específicas separáveis das dos seus membros individuais. [...] A sociedade não é apenas um agrado de indivíduos, mas antes um ser cuja existência é anterior à daqueles que a compõem hoje, e que lhes sobreviverá; [...]” (pág. 111 parágrafo 2)

Durkheim também aborda sobre a consciência coletiva como apenas um composto, cujos elementos são as mentes individuais.

Giddens trás outro trabalho de Durkheim publicado em 1887 no qual analisa a ciência moral positivista na Alemanha que tem como objetivo examinar as contribuições do principais autores alemães para a criação de uma ciência da vida moral.

E uma importante contribuição dos pensadores alemães diz respeito em terem demonstrado que as regras e as ações morais podem ser cientificamente estudadas, na sua qualidade de propriedades da organização social. E este conceito se torna muito importante pois é a partir dele que Durkheim define os princípios orientadores de toda a sua obra.

Outro pensador alemão que influencia no ponto de vista de Durkheim é Wundt na qual chama atenção para o significado básico das instituições religiosas na sociedade, demonstrando como se manifestaram de um lado as especulações metafísicas relativas à natureza e a ordem das coisas e por outro as regras de conduta e disciplina moral, nas religiões primitivas.

Outro conceito importante que Wundt trás é do individualismo ser um produto da evolução social, não sendo de modo algum o fato primitivo e a sociedade o derivado, e sim que a primeira só emerge da segunda.

E a partir dos conceitos de Wundt, Durkheim descreve a sua crítica segundo o caráter dual do efeito regulador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com