TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENSINO APRENDISAGEM

Artigos Científicos: ENSINO APRENDISAGEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  858 Palavras (4 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 4

PROJETO DE ENSINO APRENDIZAGEM – ESTÁGIO

NOME:

ESCOLA :

SÉRIE:

TURNO: Tarde

PERÍODO: 20-03-06 a 31-03-06

ALUNOS:

EIXO TEMÁTICO: LINGUAGEM: COMPREENSÃO E RESPEITO À PLURALIDADE E A DIVERSIDADE

TEMA: OS ANIMAIS

SUBTEMA: PRESERVAÇÃO E CUIDADOS COM A NATUREZA

JUSTIFICATIVA:

Conforme a Análise da Realidade já realizada chegou-se ao Eixo temático: Linguagem: Compreensão e respeito à pluralidade e à diversidade, para a realização do Projeto de Ensino Aprendizagem.

Sabendo que a Escola deva ser um espaço de troca, de escolhas, de olhar para o outro, os alunos através de uma dinâmica puderam escolher o tema a ser estudado. Segundo a maioria, o assunto foi “Os Animais”, sendo que eles apresentaram suas curiosidades sobre os tipos de animais, suas utilidades, seu habitat... e demonstraram seus conhecimentos prévios sobre o tema. Juntamente com esta escolha foi decidido com os alunos, de que modo ocorreria este processo e o resultado foi de utilizar as diferentes linguagens, pois pela Análise da Realidade já realizada percebeu-se que isto era pouco presente na vida dos alunos. A Escola vista por eles, é o principal meio para que este acesso ocorra, tendo contato assim com recursos como livros, computador, DVDs , passeios...

Segundo Sayão “ A natureza e a crise das outras formas de vida nos dão alertas de que não estamos bem, de que algo precisa ser feito, e que esse algo tem a ver exatamente com a forma com que nos relacionamos e vemos o mundo. É mais do que isso: sobre o sentido do humano que temos assumido...(2004, p.188).

Com o tema pesquisado sobre os Animais pode-se perceber a crise do Humano, pois a destruição da natureza é provocado pelo homem e sua preservação também depende de nossas atitudes, inclusive vários alunos relataram sobre o costume da caça que antigamente existia em nossa cultura, mas que atualmente ainda acontece.

OBJETIVO GERAL:

Proporcionar aos alunos um envolvimento com a linguagem: Compreensão e Respeito à pluralidade e à diversidade, a fim de construir sua própria leitura de mundo com enfoque ao estudo dos “Animais”.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Valorizar a linguagem compreensiva e expressiva das crianças como forma de manifestação cultural.

- Identificar o habitat de alguns animais.

- Reconhecer a diferença entre animais vertebrados (e suas famílias) e invertebrados.

- Perceber a utilidade dos animais ao homem e à natureza e a necessidade de sua preservação.

- Oportunizar o acesso a diferentes expressões artísticas e corporais, dramatizações, artes plásticas, canto...

- Desenvolver a socialização e a participação no grupo respeitando as particularidades de cada um.

- Estimular a linguagem oral e escrita .

- Estabelecer relações matemáticas e resolver cálculos de adição e subtração.

- Identificar os sinais de Pertence e Não Pertence.

METODOLOGIA E RECURSOS:

Enquanto profissionais sabemos da necessidade de trabalhar, aliando diferentes métodos e recursos pedagógicos a fim de motivar nossos alunos, na busca incessante pelo saber e desenvolvimento integral ( físico, psíquico, motor, afetivo).

Desta forma após a decisão do assunto juntamente com a turma e dos meios que seriam utilizados, o projeto iniciou procurando atender as curiosidades dos alunos sobre o tema. Diariamente era reservado um tempo aos alunos para a leitura de livros infantis, contos, fábulas, poesias sobre animais e também era realizada a Caixa Surpresa, que cada aluno levava para casa e colocando um animal de brinquedo ou uma gravura de animal na caixa, os colegas após as dicas sobre alimentação, habitat, características do animal tentavam descobrir que animal era.

As atividades realizadas sempre estiveram envolvidas pelo tema sendo que houve um empenho produtivo dos alunos, principalmente nas atividades que utilizavam computador,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com