TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTATÍSTICA Atividades Práticas Supervisionadas 1ª E 2ª ETAPA

Dissertações: ESTATÍSTICA Atividades Práticas Supervisionadas 1ª E 2ª ETAPA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  2.025 Palavras (9 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 9

 ESTATÍSTICA

ETAPA-1

AMOSTRAS

Aplicação dos conceitos de Controle Estatístico de Processo (CEP)em uma indústria de fundição do Norte Catarinense.

Objetivando detectar possíveis mudanças na média do processo, foram construídos os gráficos alternativos aos de Shewhart mais indicados para amostras unitárias, ou seja, o da soma cumulativa (CUSUM) e o da média móvel exponencialmente ponderada (EWMA - que possui desempenho similar ao da soma cumulativa). Também foi construído o gráfico da amplitude móvel, para que se conheça e analise a variabilidade do processo.

Toda a análise feita até o momento buscou identificar informações a respeito da estabilidade do processo, ou seja, se o mesmo estava funcionando adequadamente. Porém, torna-se necessário sabermos também se o mesmo está produzindo uma porcentagem significativa de blocos fora dos limites de especificação, isto é, se está produzindo itens defeituosos, pois segundo COSTA et al. (2004), não existe uma relação direta entre estabilidade e capacidade, podendo um processo mesmo estando em controle, produzir itens fora dos limites de especificação e vice-versa. Com relação à qualidade da produção de blocos para motores de caminhão, podemos concluir que a empresa trabalha com um processo estável, porém, ficou evidenciada a presença de pequenas oscilações em torno da média, como mostrado nos gráficos EWMA e CUSUM. Identificou-se também que o processo estudado apresenta uma variabilidade que não pode ser desconsiderada.

Com relação à qualidade da produção de blocos para motores de caminhão, podemos concluir que a empresa trabalha com um processo estável, porém, ficou evidenciada a presença de pequenas oscilações em torno da média, como mostrado nos gráficos EWMA e CUSUM. Identificou-se também que o processo estudado apresenta uma variabilidade que não pode ser desconsiderada.

Os resultados obtidos com a utilização dos diversos gráficos de controle para amostras de tamanho unitário, juntamente com a estimação do índice de capacidade, atendeu de forma razoavelmente satisfatória às expectativas dos autores. A frustração ficou por conta de se esperar encontrar um processo estatisticamente capaz de produzir os blocos dentro das especificações desejadas, uma vez que se trata de uma grande empresa e já que trabalha há muito tempo com esse tipo de produto.

Lista de Aplicações da Estatística na área de Administração

O cidadão comum pensa que a estatística se resume apenas a apresentar tabelas de números em colunas esportivas e/ou econômicas de jornais e revistas, ilustradas com gráficos, pilhas de moedas, etc.,

O trabalho do estatístico passou a ser o de ajudar a planejar a obtenção de dados, interpretar e analisar os dados obtidos e apresentar os resultados de maneira a facilitar a tomada de decisões razoáveis. Todo o cálculo das estatísticas pode ser feito por meio de calculadoras científicas e também softwares estatísticos.

As planilhas eletrônicas permitem o cálculo de diversas estatísticas e confecção de gráficos de forma mais rápida e eficiente. Atualmente, as empresas têm procurado profissionais como executivos que tenham um nível de conhecimento de estatística alto, pois este conhecimento tem feito uma diferença grande nos processos decisórios em empresas. Didaticamente, podemos dividir a estatística em duas partes: a estatística descritiva e a inferência estatística.

INTERFERÊNCIA DA ESTATÍCA

Já a inferência estatística baseia-se na teoria das probabilidades para estabelecer conclusões sobre todo um grupo (chamado população), quando se observou apenas uma parte (amostra) representativa desta população.

ESTATÍSTICA DESCRITIVA

A estatística descritiva preocupa-se com a forma pela qual podemos apresentar um conjunto de dados em tabelas e gráficos, e também resumir as informações contidas nestes dados mediante a utilização de medidas estatísticas.

Uma característica que pode assumir diferentes valores de indivíduo

para indivíduo é denominada variável, pois de outra forma seria denominada constante.

-Classificação das Variáveis

a) Número de páginas desta unidade;

b) peso dos funcionários do setor de marketing de uma empresa;

c) tipos de empresas em relação a adoção de determinada

técnica; e

d) tamanho de empresas ( pequena, média e grande).

Quando você coleta os dados para uma pesquisa, estas observações são chamadas de dados brutos.

FREQUÊNCIA ABSOLUTA

Corresponde ao numero de observações que temos em uma determinada classe ou em um determinado atributo de uma variável qualitativa.

FREQUÊNCIA RELATIVA

Corresponde a proporção do número de observações em uma determinada classe em relação ao total de observações que temos.

O cálculo da frequência relativa e obtido por meio da seguinte expressão;

Fri= fai , ,com fai = frequência absoluta da classe i.

∑fai

i

Apresentando os dados na forma de distribuição de frequência, você consegue sintetizar as informações contidas neles, além de facilitar sua visualização.

A apresentação dos dados em forma de distribuição de frequência facilita ainda o cálculo manual de várias medidas estatísticas de interesse e sua apresentação gráfica.

Além das frequências absolutas e relativas, muitas vezes pode-se estar interessado na quantidade de observações que existe acima ou abaixo de um determinado ponto na distribuição.

Desta forma, podemos trabalhar com a frequência acumulada.

Frequência Acumulada

Um bom exemplo de aplicação das distribuições de frequências acumuladas corresponde à identificação de uma determinada frequência abaixo ou acima de um determinado valor que não corresponde ao limite superior ou inferior de uma classe qualquer. Para podermos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com