TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRATÉGIA E SISTEMA DE APOIO AS DECISÕES

Trabalho Universitário: ESTRATÉGIA E SISTEMA DE APOIO AS DECISÕES. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  7.071 Palavras (29 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 29

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho foi realizado com base em assuntos vistos em tele aulas, materiais didáticos, apostilhas, porém teve a necessidade de pesquisar em sites para responder as etapas do trabalho. No Brasil, milhares de pequenas empresas fecham por ano e têm como uma das causas à falta de planejamento. O planejamento é essencial para a eficácia de uma boa administração, é a forma prática de estabelecer um caminho que liga para os anseios até a concretização dos objetivos. Planejar significa traçar objetivos, escolher qual caminho será seguido para o melhor funcionamento de uma empresa é saber aonde quer ir antes de dá o primeiro passo. Mais importante que abrir uma empresa é saber administra-la, e se o planejamento não está caminhando junto ao fim desejado é necessário que se faça uma análise profunda, traçando novos planos para esta caminhada, em busca do objetivo.

A empresa TRANSPORTADORA E LOCADORA DE VEÍCULOS MCR LTDA conseguiram e conseguem obter com a Tecnologia, processos, informação, confiabilidade e profissionalismo em uma área comercial agressiva e uma posição desafiadora perante o mercado e suas dificuldades e suas conquistas no mercado sempre buscando fortalecer a missão, visão e valores da empresa.

A composição da missão, dos valores e da visão em conjunto com os colaboradores pode ser ainda mais eficaz, pois os integra na construção dos princípios básicos que os profissionais terão de praticar e buscar.

O profissional deve estar alinhado com as políticas da empresa: missão, visão, valores e mantendo sempre vivo o código de ética, promovendo os meios necessários para a sua formação contínua, que suas opiniões sejam ouvidas, valorizadas e aplicadas sempre que conveniente. Assim, o componente de confiabilidade gerado envolva todos os profissionais. A Teoria dos Jogos é a ciência da estratégia. Em outras palavras, é sobre antecipar como os outros vão responder ao que fará, quando simultaneamente eles estão pensando o mesmo sobre você. Na maioria das vezes que você faz uma decisão, o resultado da sua escolha depende da reação dos outros jogadores (concorrentes, parceiros, chefes, etc.), onde cada um busca o melhor para si numa complexa relação de interdependência de estratégias similar a um jogo.

2. DIAGNOSTICO DA EMPRESA

2.1 DEFINIÇÕES DOS NORTEDOARES ESTRATEGICOS

As empresas procuram estabelecer uma ética, agregando colaboradores em torno de uma missão e de valores definidos, para realizar uma visão e concretizar objetivos de negócios.

O conjunto da missão, visão e valores representados na cultura organizacional facilita e fortifica o relacionamento humano e comunicação dentro da empresa, levando os colaboradores ao aumento da produtividade. A missão das empresas é como a missão pessoal que impulsiona cada indivíduo, trazendo uma direção para os colaboradores, ou seja, a de servir como ponto de chegada da organização. È da missão que depende a identidade coorporativa, bem como seus principais valores.

Os valores são os princípios, as características que servem de guia, ou critério, para os comportamentos, atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas, que no exercício das suas responsabilidades.

A visão descreve o que a organização quer realizar no futuro dentro de um período de tempo pré-definido, tem que ser prática, realista e visível de forma a guiar suas metas e objetivos.

A importância do processo da criação da visão, missão e valores dentro de uma organização que conseguem definir e praticar esses três conceitos estão mais aptas a conseguirem resultados pretendidos. Empresas que conhecem seu propósito e sabem aonde chegar, são as mais organizadas e comprometidas, assim como seus colaboradores. A busca desses três princípios traz para a empresa a chance de se renovar, permitindo novas possibilidades, desenvolvimento e o sucesso da organização. Explicar valores, focar a missão e ampliar o horizonte da visão para o futuro. São os três eixos em torno dos quais será estruturado o trabalho a fim de concluir-se sobre a importância real da prática dos conceitos mencionados, principalmente acerca da influência no alcance dos resultados pretendidos.

As empresas precisam transmitir para os seus funcionários sua missão, sua visão e seus valores por meio de processo de socialização. É necessário ter um ambiente dentro da organização, para que de fato, possa praticar esses conceitos e não apenas externá-los, ela precisa construí-los a partir de sua verdadeira identidade. Para que possa manter esses três princípios vivos, o discurso e as ações devem estar em sintonia. Não é possível criar um ambiente motivador sem que as pessoas pratiquem o que pregam.

Vejamos o exemplo da empresa TRANSPORTADORA E LOCADORA DE VEICULOS MCR LTDA e o paralelo traçado por ela :entre a missão, a visão e os valores.

Missão:

Contribuir para o sucesso dos nossos clientes.

Visão:

Ser o melhor no que faz.

Valores:

1. Foco no cliente: focamos no cliente cumprindo com o prazo de serviço acordado, dando informação correta e zelando pela integridade das mercadorias e ativos.

2. Meritocracia: acreditamos que gente é tudo e que deve ser reconhecida pelo resultado do seu trabalho.

3. Criatividade/Inovação: nós nos esforçamos para desenvolver soluções inovadoras e criativas que agreguem valor ao negócio.

4. Honestidade: valorizamos a honestidade com a empresa, colaboradores e clientes, em todas as atividades do nosso dia-a-dia.

5. Comprometimento: somos comprometidos com as nossas responsabilidades, obsessivos pela melhoria contínua dos nossos processos e focados no resultado da companhia.

6. Espírito Colaborativo: atuamos com uma equipe única, trabalhamos juntos para criar o melhor resultado para a empresa.

7. Respeito: tratamos os outros como gostaríamos de ser tratados. Acreditamos na importância de sermos justos e respeitosos com os nossos colaboradores, clientes, fornecedores e comunidade.

Objetivos da Empresa:

O Objetivo da TRANSPORTADORA E LOCADORA DE VEICULOS MCR LTDA é criar soluções que simplifiquem a sua vida. Sejam soluções para ontem, hoje e o amanhã. Sejam soluções para pequenas, médias ou grandes empresas. Sejam soluções que interliguem cidades, estados ou países. Para o que for,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.5 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com