TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA SOCIAL E SEU CONTROLE

Projeto de pesquisa: ESTRUTURA SOCIAL E SEU CONTROLE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.342 Palavras (6 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

Neste trabalho apresentaremos as ciências sociais a partir das interações da sociedade na contemporaneidade: trabalho – indivíduo – sociedade – meio ambiente.

A partir dos filmes/documentários assistidos e discutidos (A classe operária vai ao paraíso; Bumbando; Ilha das flores e Pajerama) buscaremos problematizar as interações sociais na sociedade atual passando pelo âmbito da exploração do meio ambiente.

Palavras-Chave: Ciências Sociais; Sociedade; Interações; Meio Ambiente.

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO .................................................................................................................................................. 4

2 – ESTRUTURA SOCIAL E SEU CONTROLE ................................................................................................... 4

3 – QUAIS INTERAÇÕES SOCIAIS SÃO EXISTENTES NO COTIDIANO DA SOCIEDADE ATUAL?...... 5

4 – DIVERGÊNCIAS SOCIAIS ................................................................................................................................ 6

5 – SOCIOLOGIA E MEIO AMBIENTE .............................................................................................................. 7

6 – CONSIDERAÇÕES FINAIS .............................................................................................................................. 7

7 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ............................................................................................................... 8

1. INTRODUÇÃO

As ciências sociais surgiram na Europa do século XIX, mas foi no século XX, em decorrência das obras de Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber que as ciências sociais se desenvolveram. O carro-chefe para este surgimento foi a sociologia.

Durkheim e seus pares se esmeraram na busca de regras de método que elevassem ao status científico o conhecimento sobre a sociedade.

Ciências Sociais é o estudo das origens, do desenvolvimento, da organização e do funcionamento das sociedades e culturas humanas. O cientista social estuda os fenômenos, as estruturas e as relações que caracterizam as organizações sociais e culturais.

2. ESTRUTURA SOCIAL E SEU CONTROLE

A realidade social da vida cotidiana é dividida entre um indivíduo e outro, em um sistema de relação face a face. Essa situação é a única que consegue reproduzir os sintomas e as situações que ocorrem no momento da interação entre os indivíduos. Segue alguns conceitos:

• CULTURA: É o sistema de símbolos que uma população cria e usa para se organizar, facilitar a interação e os modos de organização social. É toda criação humana, material e imaterial. As culturas são compostas de subculturas.

Sub-cultura é o conjunto de traços identificáveis e que são comuns e caracterizam um grupo dando-lhe certa homogeneidade dentro da cultura mais vasta que a pertence.

A cultura de uma determinada sociedade pode deferir profundamente de outra, o que é sagrado para uma pode ser repugnante ou repulsivo para outra.

• INDIVÍDUO: Podemos afirmar que o grupo social, a sociedade, precede o indivíduo, sendo o ser humano um produto da interação social. Todas as pessoas nascem dentro de um grupo, e este dotará o indivíduo com os mesmos traços sociais dos outros membros.

• SOCIEDADE: É um grupo autônomo de pessoas que ocupam um território comum, têm uma cultura comum e possuem uma sensação de identidade compartilhada. São unidas através das relações sociais, não só entre as pessoas, mas também entre as instituições sociais. Sociedades são estruturadas desigualmente, e pode de acordo com uma evolução sociocultural, em que predomina a relação com desenvolvimento da tecnologia.

3. QUAIS INTERAÇÕES SOCIAIS SÃO EXISTENTES NO COTIDIANO DA SOCIEDADE ATUAL?

O trabalho na atualidade, não condiz com o que era antigamente, seu objetivo de satisfação imediata, objetivando apenas saciar as necessidades básicas do ser humano, passou nos dias atuais, aliado aos hábitos de consumo, a uma obrigação penosa e mal remunerada, geradora de desigualdade social.

O trabalho, em excesso, traz grandes malefícios na qualidade de vida, como por exemplo, insônia, cansaço excessivo, falta de concentração, dentre tantos outros.

Assim como no filme italiano “A classe operária vai ao paraíso”, onde o operário protagonista, instituindo um padrão de produtividade capitalista se sujeita a alienação pelo trabalho e sofre retaliação, é hostilizado por parte dos outros operários, na tentativa de ganhar um valor extra no salário referente a uma premiação por peça produzida.

O trabalho é motivador do consumismo, de forma que quanto mais se ganha, maior o poder de consumo e, consequentemente, maior o gasto. O homem está ficando exigente, ou seja, insatisfeito por mais tempo.

As ofertas de mercado manipulam o consumidor para que este deseje cada vez mais. Este consumismo desenfreado, por uma ótica negativa, nos remete ao ponto de como os dejetos provenientes deste, serão descartados. A educação, com papel fundamental da escola, teria a função de instruir os alunos a pensar e participar das decisões da sociedade, garantindo condições dignas para sua sobrevivência.

O homem trabalha para viver ou vive para trabalhar? Consome para viver ou vive para consumir? Enquanto trabalha, não estaria também de certa forma consumindo?

Graças, também, às mudanças das necessidades humanas e na busca constante por satisfação, garantimos nossa evolução, através das ciências, das tecnologias etc. Aprendemos, ainda, a interagir socialmente, como pessoas ou grupos buscando atender nossas necessidades pessoais ou coletivas.

4. Divergências sociais

A desigualdade social acontece quando a distribuição de renda é feita de forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com