TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo dirigido de Psicologia Social

Por:   •  20/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 4

1)  Conte a história da Psicologia Social, incluindo as características que diferem a Psicologia Social Psicológica da Psicologia Social Sociológica

2) Como a Psicologia Social se desenvolveu no Brasil? Em que contexto surge a ABRAPSO?

A psicologia social brasileira surge através da necessidade da construção de uma Psicologia Social Crítica voltada para  o contexto social brasileiro, devido à insatisfação com a vertente americana e europeia, que precisavam ser adaptadas à realidade social vivida pelo Brasil, acatando diferentes correntes epistemológicas afiliadas ao compromisso social de buscar uma sociedade mais justa.
A idéia de construir a ABRAPSO surge em 1979 em um congresso da STP em Lima, Peru. Em setembro deste mesmo ano a proposta foi enfatizada em um encontro da ALAPSO que acontecia em SP. O momento político reforçava a necessidade da criação de uma Associação Brasileira, com intuito de evitar outras vítimas da violência da ditadura militar no Brasil. Em 1980 o estatuto criado para o desenvolvimento da entidade foi criado. Dentro da ALAPSO foram criadas outras associações voltadas para as necessidades nacionais.

3) Qual é o objeto de estudo da Psicologia Social, de acordo com o texto da Sílvia Lane?

Relação essencial entre o indivíduo e sociedade entendida historicamente, desde como seus membros se organizam para garantir sobrevivência, até seus costumes, valores e instituições necessárias para a continuidade da sociedade.

4) O que a referida autora expressou com a frase “toda psicologia é social”?

Assumir que, em cada área deve ser considerada a natureza histórico-social do ser humano e todas as abordagens devem ser analisadas criticamente à luz dessa concepção.  Deve-se considerar que em todo comportamento existe componentes sociais.
“O homem é sujeito da história e transformador de sua própria vida.”

5) Na perspectiva sócio-histórica não há natureza humana, há condição humana. Explique

Não existe uma essência abstrata, universal e eterna que caracterizaria os humanos, como uma “natureza humana”, o comportamento humano não é algo inerente e inflexível.
Condição humana é a possibilidade dos indivíduos criarem a si próprios, libertando-se de limites biológicos  e sendo flexível ao condicionamento externo desde o nascimento e depende de suas vivências pessoais. No pensamento de Vigotsky a experiência pessoal se constitui no coletivo e na cultura.

6) O que são Subjetividade Individual e Subjetividade Social?

O “mundo psicológico” é subjetivo e existem formas de subjetividade internas e externas.
A subjetividade está ao mesmo tempo dentro e fora do sujeito, ou seja, é preciso compreender o mundo cultural e social para observar elementos na dinâmica dos sujeitos que ali vivem.

7) Qual o foco principal da aplicação da psicologia sócio-histórica?

 Considerar o ser humano como ativo, social e histórico. O ser humano constrói sua existência através do contexto social e histórico e de suas ações sobre a realidade, que tem por objetivo satisfazer suas necessidades, que são sociais e produzidas historicamente em sociedade.

8)Diante da diversidade da PsiSo, quais são os dois eixos em comum?

O estudo das relações indivíduo-sociedade, ou seja, a relação que os indivíduos mantém entre si e com sua sociedade ou cultura, sempre esteve no centro da preocupação dos psicólogos sociais.

9) Explique as 4 maneiras pelas quais a psicologia crítica se expressa

10)Explique o descontentamento com a resolução 005/2003 que reconhece a Psicologia Social como especialidade da Psicologia.
Dentro da Psicologia Social, podemos encontrar várias áreas de atuação, sendo assim, a crítica se refere ao fato da não especificação destas áreas de atuação, criando assim divergências.  (completar)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com