TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo dirigido de pesquisa da questão social e política social

Por:   •  15/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 3

Centro Universitário do Norte

Laureate Internacional Universities

Curso de Serviço Social

Estudo dirigido de pesquisa da questão social e política social

Manaus-M

2015

Rosilene Oliveira Pereira

  • Questão Social
  • Política Social
  • Relação entre os dois
  • Bibliografia

[pic 1]

Manaus – AM

2015

Questão Social

A Questão social aparece como um problema concreto, no quadro do processo de industrialização e de implantação do modo de produção capitalista e do surgimento ao operariado e da fração industrial da burguesia. Esse processo de transformações sociais, políticas e culturais adquire caráter dinâmico, a economia industrial surge num complexo de relações mercantil em dissolução e isso marcou a ação do em presoriado.

Com a chegada da indústria a sociedade passou a se desenvolver, mas a classe dos trabalhadores ocorreu um índice de desemprego enorme com uma crescente aumento de miséria, essa situação de descontrole na sociedade foi expandindo, a questão social dos olhos de toda casse dominantes não foi sensível a esses setores.

A questão social deve ser encarada com seriedade pelos poderes públicos, os conflitos sociais são os componentes da sociedade capitalista, é a manipulação da vida e também do progresso, é uma expressão das contradições do empresariado e o operariado.

Políticas Sociais

A Política social configura responsabilidade de estado próprias a serem asseguradas dos cidadãos, pois na perspectiva das desigualdade sócio territoriais, visando seu enfrentamento à garantia dos mínimos sociais, do provimento de condições para atender contingências sociais e a universalização dos direitos sociais. O objetivo das políticas públicas é promover serviços, programar, projetos e benefícios, contribuir com a inclusão, ampliando acesso em áreas urbanas e rural.

A gravidade dos problemas sociais exige que o estado assuma a primazia da responsabilidade na condução da política, juntamente com a sociedade civil.

A diversidade e a complexidade da realidade social pautam expressões sociais que se apresentam sob formas e isso exige a criação de uma gama diversificada de serviços que atendam as especificidades da expressão da exclusão social.

Relação da Questão Social e Políticas Sociais

As manifestações dos trabalhadores podem ser ditas como parte do processo de residência e luta social, mas para a classe dominantes eram consideradas como desordem e amaça, pois diziam que não colocava o sistema social em questão com isso o empresariado intensificava as condições de exploração, então foi surgindo e se fortalecendo outras formas de organizações como lutas operarias sindicatos, manifestações públicas greves gerais.

Essas manifestações da questão social decorreu também da restruturação do sistema capitalistas onde teve uma forte intervenção e influencias adquirindo apoio ao capital industrial ocasionando as primeiras percepções do proletariado, reconhecendo – se como tal em sua condição econômica do reconhecimento da necessidade política do seu protagonismo, como classe no enfrentamento daquelas condições.

Esse confronto não era entre pobres e ricos e sim entre trabalhadores operarias e patrões capitalistas; era contra a exploração do trabalho pelo capital deixando – se de ser caso de política para uma implantação de uma política pública.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (94.8 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com