TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO SOBRE PAPEL E INFLUENCIA DA MÍDIA BRASILEIRA NA POLÍTICA NACIONAL

Por:   •  10/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.582 Palavras (7 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

ESTUDO SOBRE PAPEL E INFLUENCIA DA MÍDIA BRASILEIRA NA POLÍTICA NACIONAL

FORTALEZA

2018

ESTUDO SOBRE PAPEL E INFLUENCIA DA MÍDIA BRASILEIRA NA POLÍTICA NACIONAL

FORTALEZA

2018

SUMÁRIO[pic 3]

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        3

2.1 Papel da mídia como veículo transmissor de informações        3

2.2 Políticos, técnicas e estratégias midiáticas        4

2.3 Importância da mídia nas eleições        4

2.4. Mídia e sua influencia sobre a decisões nacionais        6

3 CONCLUSÃO        6

1 INTRODUÇÃO

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Papel da mídia como veículo transmissor de informações

Segundo Luís Felipe Miguel (2002), os meios de comunicação de massa, nos atuais processos eleitorais, devem ocorrer de maneira central, pois, a mídia, como instrumento de divulgação e informação, desempenha dois papeis fundamentais na mediação da relação entre cidadão e a política. A primeira mediação é o contato do cidadão comum com a realidade política, social e econômica em que a sua sociedade está inserida. Essa mediação do contato do cidadão com a realidade é denominada “dependência cognitiva”. Já a segunda mediação mencionada por Luís Felipe Miguel, é o controle da exposição do cidadão com conteúdo político, como propaganda eleitoral, discursos, debates, etc. Essa segunda forma de mediação é a mais natural e diretamente ligada à influencia da mídia com interesses políticos, uma vez que atualmente os meios de comunicações de massa como editoras, imprensas, emissoras e televisão, e mais recentemente, portais e blogs eletrônicos, são os grandes responsáveis pela divulgação direta de discursos políticos.

Em se tratando do papel dos veículos de comunicação em intermediar as infinitas informações e acontecimentos diários e priorizá-los para divulgação, a mídia procura suprir uma necessidade social legítima do modo de vida contemporâneo. Isso ocorre porque acontecimentos de fundamental interesse para as vidas de indivíduos ocorrem muitas vezes em lugares e momentos inacessíveis a esses, mas que impactam sobre a qualidade de vida e suas futuras decisões.

A influência da mídia na sociedade está intrinsicamente relacionada com três fatores essenciais, a veracidade dos fatos divulgados, a integridade da narrativa dos fatos e a correta escolha dos fatos divulgados. A combinação desses três fatores, corroborados pela comparação dos resultados apresentados pela concorrência midiática é o que credenciar o meio de comunicação como válido para disseminação de informação para população.

Já sobre a segunda mediação dos meios de comunicação sobre a divulgação de conteúdos políticos diretamente à população, como mencionado anteriormente, a participação política na mídia é papel mais explicitamente relacionado e impactante ao processo eleitoral. A depender do veículo de comunicação empregado o discurso político é caracterizado e modificado para se adaptar ás características particulares daquele modelo. O discurso televisivo, por exemplo, tem a característica de ser bem mais intimista por lidar com eleitor individualmente em seu domicílio e com isso atinge os mais diferentes segmentos da sociedade. A transmissão televisiva se vincula muito mais a imagem e associação simbólica do que propriamente pelo discurso.

Na mediação da exposição ao público da hierarquia de informações selecionadas pelo veículo de transmissão em confluência com o tratamento do político que tenta chegar até o cidadão comum, está o processo de formação pela sociedade da chamada “agenda política”, cujo conteúdo consiste na priorização individual e interna em cada indivíduo do que é fundamental ser intervindo na sua realidade e sociedade por meio dos políticos.

A influencia do papel de divulgação e comunicação por parte da mídia, contudo, não pode ser vista de forma absoluta como fator preponderante A presença na mídia é fundamental
para quem almeja determinados cargos, em especial em disputas majoritárias, mas não para prefeitos de pequenas cidades, vereadores ou deputados que muitas vezes se elegem com esquemas políticos tradicionais e funcionam com mecanismos e táticas próprios. E o destaque político em bancadas, exposição e discursos decorre em maior parte das estratégias políticas adotadas do que os meios empregados pela mídia para atingir objetivos particulares.

2.2 Políticos, técnicas e estratégias midiáticas

2.3 Importância da mídia nas eleições

Em caráter das atuações da participação da mídia nos desfechos eleitorais, o histórico brasileiro apresenta registros de influencias significativas de grupos de comunicação na decisão de eleições políticas. Apesar de os grupos de comunicação não serem preponderantemente o fator primordial para decisão de uma eleição, conforme afirmado anteriormente, em se tratando da situação do Brasil, com características econômicas e sociais muito diferentes em tempos atrás, as influencias e mediações foram muito mais impactantes, chegando a influenciar quase diretamente, por exemplo, a eleição presidencial de 1989.

Acontece que naquela época, por exemplo, a mídia, em especial, a televisão, já se consolidava como a principal indústria cultural do país. Estima-se que em 1989, a rede de televisão fundada por Roberto Marinho detinha uma média nacional de audiência que oscilava entre 60% e 84% (LIMA, 1990). Soma-se a isso a precária estrutura educacional no país: Se hoje a taxa de analfabetismo no Brasil varia em torno de 8% da população e se concentra majoritariamente em pessoas com 60 anos ou mais, em 1989 essa fatia era muito mais abrangente e com faixas etárias bem inferiores, tornando o analfabetismo uma limitação considerável do público eleitor da época  Esse fato associado com a ampla cobertura midiática qualificava as transmissoras televisivas como aparelhos ideológicos dominates.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (149.7 Kb)   docx (58.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com