TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Da Influencia Dos Parametros De Soldagem Sobre A Morfologia Do Cordão De Solda

Trabalho Escolar: Estudo Da Influencia Dos Parametros De Soldagem Sobre A Morfologia Do Cordão De Solda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  8.808 Palavras (36 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 36

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS

BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA

MADSON RODRIGO DA SILVA

ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DOS PARÂMETROS DE SOLDAGEM SOBRE A MORFOLOGIA DO CORDÃO DE SOLDA

MOSSORÓ-RN

2013

MADSON RODRIGO DA SILVA

ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DOS PARAMETROS DE SOLDAGEM SOBRE A MORFOLOGIA DO CORDÃO DE SOLDA

Monografia apresentada a Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA – Departamento de Ciências Exatas e Naturais para a obtenção do título de Bacharel em Ciência e Tecnologia.

Orientador: Prof. Dr. Francisco Edson Nogueira Fraga – DCAT/UFERSA

MOSSORÓ-RN

2013

Ficha catalográfica preparada pelo setor de classificação e

catalogação da Biblioteca “Orlando Teixeira” da UFERSA.

S586e Silva, Madson Rodrigo da.

Estudo sobre a influência dos parâmetros de soldagem sobre a morfologia do cordão de solda / Madson Rodrigo da Silva. – Mossoró, RN : 2013.

49f. : il.

Orientador: Profº. Dr. Francisco Edison Nogueira e

Fraga.

Monografia (Graduação) – Universidade Federal Rural

do Semi-Árido, Graduação em Ciência e Tecnologia, 2013.

1. Soldagem MIG/MAG. 2. Parâmetros de soldagem.

3. Transferência metálica. I. Título.

CDD: 671.52

Bibliotecária: Marilene Santos de Araújo

CRB-5/1033

MADSON RODRIGO DA SILVA

ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DOS PARÂMETROS DE SOLDAGEM SOBRE A MORFOLOGIA DO CORDÃO DE SOLDA

Monografia apresentada a Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA – Departamento de Ciências Exatas e Naturais para a obtenção do título de Bacharel em Ciência e Tecnologia.

Orientador: Prof. Dr. Francisco Edson Nogueira Fraga – DCAT/UFERSA.

DEDICATÓRIA

A meu Deus, a meus pais e a minha família.

AGRADECIMENTO

Quero agradecer primeiramente a DEUS, que me deu a essência da vida, que me permitiu estar onde estou hoje, que sempre foi comigo em todos os momentos da minha vida me dando força e coragem. Quero agradecer por sua graça, misericórdia e compaixão, por sua fidelidade, pois sem Ele eu nada seria.

A meus pais, Francisco José da Silva e Ana Maria da Silva, quero agradecer imensamente por sempre acreditarem em mim, pelo apoio, esforço, pelas orações, sou eternamente grato a vocês. Agradeço a DEUS por suas vidas, meu alicerce. Amo vocês.

A minha família, a todos que me apoiaram, que contribuíram de alguma forma com o meu sucesso. Em especial, a minha tia Ceiça que é como uma mãe pra mim, louvo a Deus por sua vida, sempre me ajudou em momentos difíceis, sempre esteve ao meu lado, sempre me cuidou como um filho.

A Dona Dalva e toda sua família, que me acolheram como se fosse um membro da família, obrigado pelos cuidados, as preocupações. Sou grato a DEUS por sua vida, pois encontrei uma pessoa muito especial que também me tratou como uma mãe, a qual tenho muito amor e sou eternamente agradecido.

A meus amigos, que de alguma maneira contribuíram para meu crescimento. Em especial Wlardson Chaves Dantas, Bruno Noronha Rodrigues, Daniel Lucas de Lima Souza, Ailton da Silva Araujo e Thainá Deyz, que sempre estiveram comigo, que me apoiaram, me deram força nos momentos difíceis, que estiveram ao meu lado em todos os momentos bons e ruins durante a graduação. Bem como a todos os colegas do mesmo período, com quem pude ter o prazer de passar todos esses anos.

A minha querida amiga Sâmia Diógenes pelo apoio nos momentos mais críticos, sempre ao meu lado me encorajando, dando forças, me conduzindo com sua determinação.

Ao Prof. Dr. Francisco Edson Nogueira Fraga pela orientação, incentivo, paciência, pelo empenho no trabalho e pelo conhecimento repassado na disciplina de materiais de construção mecânica I. Ao Prof. Dr. Manoel Quirino da Silva Junior pela participação na banca examinadora, bem como pelo conhecimento transmitido durante esse semestre. E ao Prof. Dr. Walter Martins Rodrigues por aceitar o convite para compor a banca examinadora. Bem como ao Prof. Cândido Lobo pelo conhecimento passado durante a disciplina, pela força que me foi dada e pela amizade construída durante esse tempo.

"Quanto melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro! e quanto mais excelente é escolher o entendimento do que a prata." (Prov. 16:16)

RESUMO

Este trabalho tem como finalidade, estudar a relação entre os parâmetros e os modos de transferência metálica no processo de soldagem MIG/MAG e sua influencia sobre a morfologia do cordão de solda. De maneira que este estudo procura entender como os parâmetros governam o processo, como possibilitam a variação de transferência metálica e a predefinição do formato dos cordões de solda. Através da revisão de literatura, foi feito um levantamento bibliográfico com informações à respeito da corrente de soldagem, tensão de soldagem, velocidade de soldagem e do gás utilizado para proteção gasosa, de modo a entender a influencia de cada um desses parâmetros sobre a formação do cordão de solda variando-se o modo de transferência metálica. A proposta dessa revisão bibliográfica visa obter uma compreensão da influencia dos parâmetros de soldagem sobre os modos de transferências e sobre a morfologia dos cordões de solda. Complementarmente, dará base para o desenvolvimento de trabalhos futuros na área, notadamente o projeto de conclusão de curso na Engenharia Mecânica.

PALAVRAS-CHAVE: Soldagem MIG/MAG, Parâmetros de soldagem, Transferência metálica.

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 – Representação esquemática do processo GMAW...................................................16

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com