TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXCLUSÃO SOCIAL

Casos: EXCLUSÃO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/1/2014  •  665 Palavras (3 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 3

EXCLUSÃO SOCIAL

Quando as caravelas aportaram no Brasil veio com elas à exclusão social. Acreditando que eram pessoas superiores aos negros e índios, os colonizadores colocaram essas pessoas para serem escravos, sem direitos, somente deveres.

Passados mais de quinhentos anos, esse quadro apenas mudou seu enfoque, ou seja, as pessoas saíram das senzalas e foram para as ruas, para os barracos, para áreas invadidas, enfim, estão por toda parte, mas continuam sendo escravas da condição social que lhes foi imposto. “A exclusão significa, então, ruptura do elo social por falta de conformidade com normas de inserção na dita sociedade“ (Crapuchet, Simone, 1999 p.37).

Mesmo com o crescimento do País nos últimos anos, ainda existem as pessoas que estão à beira da exclusão social, pois não são aceitas pela sociedade.

A exclusão é globalizada e a vida social é regida pela vida econômica do ser humano. Caso ele não tenha uma situação econômica estável, o ser humano ficará excluído do contexto social na qual deveria estar inserido (JORGE GILBERTO KRUG, 1999, P.45, 46).

Conforme pesquisa de 2002 do PNUD (PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO), o Brasil está no 84º lugar no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Na pesquisa de 2010, a posição do Brasil foi para 73º no IDH. A colocação do Brasil em relação aos demais países torna-o emergente na área de desenvolvimento humano, poderíamos considerar que a qualidade de vida está melhorando no decorrer do tempo. Mas mesmo com o crescimento do país, existem ainda muitos problemas sociais a serem enfrentados, e a exclusão social continua sendo um fator de suma importância tanto para a sociedade quanto para as autoridades.

Quem são os Excluídos?

Mesmo sendo o Brasil um país emergente, ele ainda enfrenta problemas sérios com a exclusão social.

Quando tratamos de exclusão, logo relacionamos exclusão ao desenvolvimento econômico. Pois a exclusão não esta ligada a cultura ou atraso no ramo de atividade, mas esta ligada ao sistema econômico (Crapuchet, Simone, 1999 p.38).

O olhar do Assistente Social deve ser para aqueles que são excluídos socialmente, para aqueles que necessitam de orientação em relação as políticas publicas. Mesmo porque o trabalho do profissional em assistência social é voltado para os problemas sociais, independente de sua natureza.

Quando se chega à conclusão de que a exclusão está ligada ao sistema econômico, pode-se definir que os usuários de programas assistenciais são os pobres, ou então, pessoas economicamente desfavorecidas (SOUZA, Heloisa Yolanda, 1999, p.120,121).

Mas também podemos levar em consideração os enfermos, doentes mentais, pobres, idosos, crianças, mulheres e outros gêneros que podem estar inseridos na exclusão social.

EXCLUSÃO SOCIAL E POBREZA NO BRASIL

Com tantas mudanças que ocorrem na economia e na sociedade, o debate sobre pobreza tem que estar presente, graças ao grau elevado de sua precisão e o desafio da sua superação e da desigualdade social.

Em 2003, a então Ministra de Estado da Assistência Social, Benedita da Silva, constatou que cerca de 64% da renda total do país é controlada pelos 20% mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com