TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Trabalho Universitário: Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  1.708 Visualizações

Página 1 de 2

1) Qual o papel dos preços relativos na análise microeconômica?

Considerando que os preços relativos é a relação estabelecida entre pares de preços importantes em uma economia com a finalidade de avaliar a sua evolução em período de tempo, sua importância está na capacidade de avaliar como uma variação de preços de determinados bens tende a afetar o consumo dos mesmos pelas famílias com esta variação.

2) No raciocínio econômico, qual a importância da hipótese do coeteris paribus?

Coeteris paribus é uma expressão oriunda do latim que significa tudo o mais constante e no raciocínio econômico é importante, pois nos permite supor que, ao analisarmos um determinado, todos os outros estejam constantes, ou seja, supõe que o mercado em estudo não afeta e nem é afetado pelos demais.

Então quando queremos, por exemplo, saber o efeito isolado de uma variação de preço sobre a procura de um determinado bem, independentemente do efeito de outras variáveis que afetam a procura, como a renda do consumidor, gastos e preferencias, etc.

3) Qual o principal campo de atuação da teoria microeconômica?

A Microeconomia ou também conhecida como Teoria de preços é a fatia da economia que estuda, basicamente, o comportamento das famílias e das empresas nos quais operam. Sua maior preocupação é a análise parcial, com as unidades (Consumidores, firmas, mercados específicos).

4) Como se divide o estudo microeconômico?

Como sabemos, a microeconomia preocupa-se com em explicar como é formado os preços de produtos finais e de fatores de produção num equilíbrio. Esse estudo divide-se, basicamente em três partes, são elas:

- Teoria do consumidor: Estuda as preferências do consumidor.

- Teoria da firma: Estuda a estrutura econômica de organizações cujo objetivo é maximizar lucros

- Teoria da Produção: Estuda o processo de transformação de fatores adquiridos pela empresa em produtos finais para a venda no mercado.

5) Conceitue a função demanda. Que diferenças há entre demanda e quantidade demandada?

Demanda ou procura é a quantidade de determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir, num dado período, dada sua renda, seus gastos e o preço de mercado.

A diferença entre a demanda e a quantidade demandada é que a primeira representa todas as variáveis que afetam a demanda e já a segunda representa as variações sofridas ao longo da curva de demanda, unicamente motivada por alterações no preço dos bens em análise, desprezando as demais variáveis.

6) Conceitue a função oferta. De que variáveis depende a oferta de uma mercadoria?

Oferta é a quantidade de determinado bem ou serviço que os produtores e vendedores desejam vender em determinado período.

As variáveis que afetam a oferta são: quantidade ofertada do bem, preço do bem, preço dos fatores e insumos de produção, preço de outros bens, substitutos na produção, objetivos e metas do empresário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com