TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Exames: Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  1.875 Palavras (8 Páginas)  •  1.505 Visualizações

Página 1 de 8

2. O que diz a Teoria das Vantagens Comparativas? Quem foi seu autor?

Essa teoria foi desenvolvida por David Ricardo, em 1817. Ela diz que cada país deve se especializar na produção daquela mercadoria em que é relativamente mais eficiente (ou que tenha um custo relativamente menor). Esta será, portanto, a mercadoria a ser exportada. Por outro lado, esse mesmo país deverá importar aqueles bens cuja produção implicar um custo relativamente maior (cuja produção é relativamente menos eficiente). Desse modo, explica-se a especialização dos países na produção de bens diferentes, a partir da qual se concretiza o processo de troca entre eles.

3. Quais as principais ideias da Teoria Keynesiana da demanda efetiva?

AS IDEIAS

1. O volume de emprego é explicado pelo nível de produção nacional de uma economia, que, por sua vez, é determinado pela demanda agregada ou efetiva.(contraria a lei de Say - a oferta cria a sua própria procura ou demanda)

2. Para Keynes, não existem forças de auto-ajustamento na economia, por isso se torna necessária a intervenção do Estado por meio de uma política de gastos públicos.

3. PRINCÍPIO DA DEMANDA EFETIVA : Considera que livre iniciativa (laissez-faire – ver Adam Smith) não regula os fluxos real e monetário da economia, mas a demanda efetiva.

4. Explique sucintamente as principais diferenças entre monetaristas, fiscalistas, pós-keynesianos.

Os Monetaristas : privilegiam o controle da moeda e um baixo grau de intervenção do Estado.

Os Fiscalistas : recomendam o uso de políticas fiscais ativas e acentuado grau de intervenção do Estado.

Os Pós-Keynesianos : Enfatizam o papel da especulação financeira e defendem um papel ativo do Estado na condução da atividade econômica.

5-Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?

Para os mercantilistas a riqueza estava nas mercadorias, já para os fisiocratas nas terras cultiváveis.

1. O objetivo das empresas é maximizar os lucros. As normas jurídicas, entretanto, objetivando proteger a sociedade, delimitam o campo de atuação das empresas. Você acha que a Lei n° 8.137/90 tem essa finalidade?

Tem sim, porque a Lei está destinada à crimes contra ordem Tributária Econômica e contra as relações de consumos e define outras medidas.

2. O que vem a ser uma lei antitruste?

Truste é o uso do poder de mercado para restringir a produção e aumentar preços, de modo a não atrair novos competidores, ou eliminar a concorrência. A Lei Antitruste se destina a punir estas práticas, que por sinal são comuns em pequenos e grandes mercados de negócios.

3. De que órgão é a competência para a execução da política monetária, de crédito, cambial e de comércio exterior? Qual o fundamento legal?

Cabe a União , a competência quanto a aplicações legais sobre o Sistema Monetário e medidas sobre Títulos e metais. A política de credito, câmbio, segura e transferências de valores; pertence ao comercio Exterior.

4. Em sua opinião, o mercado de locação deveria ser totalmente livre, isto é, sem nenhuma lei que o regulamentasse? Por quê?

Não, porque dão mais garantias ao locador. E porque as metas econômicas é o desejável.

1. Qual o papel dos preços relativos na análise microeconômica?

O preço relativo é a relação entre os preços de vários bens. Se um produto de uma mesma categoria sofre uma porcentagem de desconto e o outro permanece com seu valor absoluto (real), o produto que teve o desconto, ou seja, que passou a ter um preço relativo terá um aumento na demanda em detrimento à diminuição da demanda do produto que não sofreu queda de preços. Esta variação é importante no momento da definição dos preços dos produtos, dentro da análise microeconômica.

2. O estabelecimento comercial pode ser conceituado sob duas óticas: a econômica e a jurídica. Explique cada uma delas.

Econômica: Empresa ou estabelecimento comercial é a combinação dos fatores de produção: capital, trabalho, terra e tecnologia, de tais modos organizados para se obter o maior volume possível de produção ou de serviços ao menor custo.

Jurídica: Reconhece-se o estabelecimento como uma universalidade de direito, incluindo-se na atividade econômica um complexo de relações jurídicas entre o empresário e a empresa. O empresário é, assim, o sujeito da atividade econômica, e o objeto é constituído pelo estabelecimento, que é o complexo de bens corpóreos e incorpóreos utilizados no processo produtivo. A empresa, nesse contexto, é o complexo de relações jurídicas que unem o sujeito ao objeto da atividade econômica.

3. No raciocínio econômico, qual a importância da hipótese do coeteris paribus?

É dirigido apenas àquele mercado, analisando-se o papel que a oferta e a demanda exercem, supondo que outras variáveis interfiram pouco, ou que não interfiram de maneira absoluta. Adotando-se essa hipótese, torna-se possível o estudo de um determinado mercado selecionando-se apenas as variáveis que influenciam os agentes econômicos.

4. Qual o principal campo de atuação da Teoria Microeconomica?

Essa teoria está presente na formação dos custos e dos preços no processo de produção e a sua relação entre eles, baseando toda a sua teoria no conceito das elasticidades (da oferta e da demanda) e nos custos marginais, estigmatizando toda a sua teoria no encontro dos pontos de equilíbrio entre estas variáveis, os quais, por sua vez, indicam o preço mediante o qual os consumidores estão dispostos a pagar (preço relativo).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com