TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Casos: Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/12/2014  •  1.516 Palavras (7 Páginas)  •  4.227 Visualizações

Página 1 de 7

EXERCÍCIOS MÓDULO I

1. O que é um bem econômico e o que são bens livres? Forneça exemplos.

R.: Bem econômico: São bens escassos, em quantidade limitada, que precisa de um esforço para consegui-lo. Objeto de estudo da economia, pois estuda-se a melhor forma de alocar esses bens. Ex.: Petróleo, ouro e água.

Bens livres: São bens abundantes na natureza, existem em quantidades ilimitadas e não requer esforço para consegui-lo, sendo assim, não são interessantes para a economia. Ex.: Ar, luz e calor.

2. Richard Gill, professor de economia em Harvard, diz que “as questões econômicas do mundo atual são de uma profundidade e de uma gravidade não registradas pela história em épocas passadas. Tanto nas sociedades opulentas, quanto nas emergentes, os problemas são de imensa gravidade e, diante deles, a economia não reúne condições para, sozinha, encontrar todas as soluções”. Para destaca-la mais, grifamos a palavra sozinha. Reflita sobre as razões deste destaque.

R.: O professor Richard Gill quis dizer que, apesar da economia exercer um grande papel social, ou seja, um ciência que surgiu para tentar resolver os inúmeros problemas da sociedade, ela sozinha não é capaz de o faze-lo. As problemáticas existentes hoje, incluindo as econômicas vão além de só economia, passando por praticamente todas as áreas sociais como sociologia, história, geografia, psicologia, enfim, o economista hoje não consegue resolver nada só com conhecimentos econômicos, ele precisa recorrer a todas as demais áreas para uma resolução completa e eficaz.

3. Com Lionel Robbins, em 1932, surgiram os elementos fundamentais das definições contemporâneas da economia: 1. Escassez de recursos; 2. Escolha de fins; e 3. Necessidades humanas ilimitáveis. Explique cada um desses elementos e dê uma definição de economia que os levem em consideração.

R.: Escassez de recursos: Dar-se pela diferença entre um grande demanda das empresas por determinado recurso natural e este encontra-se numa quantidade abaixo desta demanda. Este problema, acarretara num preço final muito maior do que o normal, já que comprará o recurso, o produtor que pagar mais, e consequentemente, esse valor pago será repassado ao consumidor final, que também pagará mais.

Escolha de fins: Saber como alocar os recursos limitados que temos. Isso é fundamental, pois o desperdício não é uma opção, então, os recursos tem de ser explorados da melhor forma possível, e cabe a economia dizer qual a melhor forma de o faze-lo

Necessidades humanas ilimitáveis: Como o próprio nome diz, o ser humano é motivado pelo desejo de ter, e mesmo quando tem, ainda não está satisfeito, tornando assim seus desejos ilimitados. Não seria um problema, se não fosse pelo fato de que alguns recursos disponíveis na natureza são limitados. E aí está o grande problema da economia, como mediar os desejos ilimitados com os recursos limitados.

4. A microeconomia e a macroeconomia, da forma como atualmente são conceituadas, são divisões usuais da teoria econômica. Em síntese, de que aspecto da realidade econômica cada uma delas trata? O que, fundamentalmente, as diferencia?

R.: O papel da microeconomia é estudar como ocorre a formação de preços no mercado e como ocorre a discussão entre empresas e consumidor para definir a quantidade e o preço final do produto ou serviço no mercado, ou seja, estuda a oferta e a demanda. Já a macroeconomia estuda a economia como um todo, exemplo: renda e produto, nível geral de preço e desemprego. Na micro, o foco principal é o individual (consumidor e empresa), os preços por produto e o faturamento de uma empresa, já na macro, o estudo é geral, o foco é na média dos preços gerais e no estudo do PIB. É como a micro estudasse uma pessoa e a macro estudasse um pais.

5. A condição fundamental para que se realize o fluxo de produção é a existência de um conjunto de cinco fatores. Cite e conceitue cada um deles.

R.: Pode-se afirmar que fator de produção é tudo aquilo que é necessário para a produção de um determinado bem ou serviço. Seu fatores estão assim determinados:

Terra: Faz referência a quantidade de materiais existentes na natureza que podem ser utilizados para a produção de um determinado bem.

Trabalho: Refere-se a todo o esforço humano, físico ou mental, responsável pela produção ou elaboração de produtos ou serviços respectivamente.

Capital: É tudo aquilo que é utilizado na produção e transporte, exemplo de maquinas, estradas e instalações, para a realizar um serviço ou produzir um bem.

Tecnologia: É o estudo que visa a criação e emprego de novas técnicas aplicadas na indústria por exemplo, visando aumentar ainda mais a produção, por menores custos e gerar mais lucros.

Capacidade Empresarial: Significa o trabalho do gestor, na aplicação de técnicas empreendedoras, fazendo com que o capital e a renda da sua empresa aumente, estabilizando a situação econômico-financeira de sua empresa.

6. A capacidade tecnológica, conceituada como fator de produção, pode ser vista como elo de ligação entre o fator terra a força de trabalho e o capital. Explique esta concepção.

R.: A tecnologia tem objetivo de facilitar e otimizar todos os outros fatores de produção. Para uma melhor explicação, vamos imaginar uma mineradora. Em relação ao capital, o dono da mina incorpora ao seu inventário, maquinas sofisticadas, a um bom custo-benefício, que faz o trabalho de dez homens, de forma ainda melhor e por menos horas diárias. Na terra, com a invenção dessas novas maquinas, os minérios serão extraídos de forma mais rápida e explorados por uma área muito maior, do que se fosse feita apenas por garimpeiros. Na força de trabalho, com essas maquinas, não será necessário tanto homens assim, bastão apenas alguns, com qualificação suficiente para operar essas maquinas, cortando mão de obra excedente. E com esses cortes e uma

7. Defina fronteira de possibilidades de produção (FPP).

R.: Representa as quantidades máximas de produção que podem ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com