TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Brasíleira Contemporânea

Ensaios: Economia Brasíleira Contemporânea. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 3

Faça uma pesquisa na internet e localize a Revista Veja de 21 de março de 1990, que estampa em sua capa o título “O dinheiro sumiu”. Você pode acessar o acervo digital desta revista diretamente no link: <http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx>.

Nesta edição, existem várias matérias e reportagens a respeito das medidas econômicas propostas, entre elas:

a. O presidente dispara a sua bomba: empossado, Collor baixa o mais ambicioso e drástico plano econômico para vencer a inflação;

b. O choque de Zélia: na estreia do governo, a ministra produz um terremoto na economia do país, com medidas que vão do congelamento à abertura nas importações;

c. A abertura: governo libera quase todas as importações e aceita a lei de mercado para o dólar;

d. O governo: Zélia cria novos impostos e diminui gastos com a máquina estatal para zerar o déficit público;

e. Semana sem fim: boatos, feriado bancário e um pacote de medidas drásticas fazem da semana que passou um dos períodos mais alucinantes que o país já viveu.

Selecione uma das matérias acima, faça uma leitura, proceda a uma análise crítica da mesma e relacione-a com o conteúdo abordado na disciplina.

Sua análise deverá conter:

I. título da matéria selecionada com resumo das ideias principais contidas no documento; (2,0)

II. principais críticas com base nos estudos e leituras complementares; (4,0)

III. conclusões contendo suas reflexões sobre o assunto discutido. (4,0)

Orientações:

- A linguagem do texto elaborado deve ser clara e objetiva.

- O texto elaborado deve ter entre 20 a 40 linhas.

- Referências de acordo com as normas da ABNT.

A matéria selecionada é “O choque de Zélia: na estreia do governo, a ministra produz um terremoto na economia do país, com medidas que vão do congelamento à abertura nas importações.”

A reportagem apresenta as principais medidas adotadas pela ministra da fazenda para combater a hiperinflação brasileira no período estudado. As ações destacadas pela reportagem são o cerne do Plano Collor. Destaque para a extinção de órgãos públicos e de cargos na hierarquia do funcionalismo, o aumento da cobrança de impostos, o fim dos incentivos fiscais, maior controle na contabilidade dos bancos e, a medida mais polêmica, o confisco temporário sobre o overnight, a caderneta de poupança e as contas correntes. (Revista Veja, mar.1990).

Apesar de a reportagem estudada trazer opiniões de especialistas afirmando que o Plano Collor venceria a hiperinflação, não foi isso que se verificou em longo prazo. O plano, em um primeiro momento, teve êxito em baixar a inflação de 82% em março para 3% em abril. Após essa drástica redução inicial, a inflação deveria ser controlada por uma combinação de políticas fiscal e monetária e de políticas de renda, algo que não aconteceu. (BRESSER, 1997, p. 182). Dessa forma, em novembro de 1990, a inflação já estava

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com