TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Do Conhecimento

Monografias: Economia Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 3

Eleja algum tema relacionado à Economia do Conhecimento, seja na esfera governamental ou na esfera empresarial. Faça uma pesquisa sobre esse tema em bases científicas e relacione os resultados obtidos na sua pesquisa com assuntos estudados na disciplina, tendo como ponto de partida a seguinte pergunta:

A economia do conhecimento está presente somente nas empresas intensivas em conhecimento ou também se encontra em outros setores econômicos?

Seu trabalho deve ter de 15 a 40 linhas e é obrigatória a indicação das fontes pesquisadas. (10,00 pontos)

Sugestão: confira no site http://www.unisul.br/biblioteca/base-de-dados.html as bases de dados assinadas pela Biblioteca da Unisul.

R.:

A Economia do Conhecimento e sua contribuição para a sociedade.

A informação e o conhecimento passaram a desempenhar um novo e estratégico papel na economia mundial, trazendo consigo uma série de inovações sociais, institucionais, organizacionais, econômica e política. Tais inovações constituem-se em elementos de ruptura em relação ao paradigma até então vigente, visando sempre alcançar o desenvolvimento sustentável.

Do ponto de vista econômico, verificam-se novas práticas de produção, comercialização e consumo de bens e serviços, cooperação e competição entre os agentes. Essas práticas apoiam-se em novos saberes e competências, em novos aparatos e instrumentos tecnológicos. Sendo assim, a economia do conhecimento pode ser explicada de modo a congregar conhecimento com a finalidade de gerir economicamente, de forma eficiente, os negócios de uma sociedade, procurando gerar qualidade de vida, levando em consideração as pessoas, os processos e as tecnologias dentro das culturas distribuídas pelo globo. Giungliani e outros (2007, p. 19-20) menciona que “a economia do conhecimento não é somente crescimento e competitividade, mas também inclusão e bem-estar social.”

Dentro deste contexto, podemos afirmar então que, a economia do conhecimento encontra-se presente em todos os setores econômicos e não somente nas empresas intensivas em conhecimento.

A exemplo temos na esfera governamental o lançamento, junto com o Ministério das Comunicações, a proposta para um Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), com objetivo de massificar, até 2014, a oferta de acessos banda larga e promover o crescimento da capacidade da infraestrutura de telecomunicações do país. Essa expansão da oferta visa:

- Acelerar a entrada da população na moderna Sociedade da Informação;

- Promover maior difusão das aplicações de Governo Eletrônico e facilitar aos cidadãos o uso dos serviços do Estado;

- Contribuir para a evolução das redes de telecomunicações do país em direção aos novos paradigmas de tecnologia e arquitetura que se desenham no horizonte futuro, baseados na comunicação sobre o protocolo IP;

- Contribuir para o desenvolvimento industrial e tecnológico do país, em particular do setor de tecnologias de informação e comunicação (TICs);

- Aumentar a competitividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com