TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Politica Capitulo 8 De Ose Paulo Neto

Artigos Científicos: Economia Politica Capitulo 8 De Ose Paulo Neto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO : TIPOS DE VIOLÊNCIA COMETIDO CONTRA A MULHER

De : Luzia Mota

Para : Aimar

A violência contra a mulher pode se manifestar de várias formas e com diferentes gruas de severidade. Estas formas de violência não se produzem isoladamente, mas fazem parte de uma sequencia crescente de episódios, do qual o homicídio é a manifestação extrema.

Há vários tipos de violências, dentre elas, destacamos abaixo algumas:

VIOLÊNCIA DE GÊNERO : Consiste em qualquer ação ou conduta, baseada no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto no âmbito público como no privado. A violência de gênero é uma manifestação de relações de poder historicamente desiguais entre homens e mulheres em que subordinação não implica na ausência absoluta de poder.

VIOLÊNCIA INTRAFAMLIAR : É toda ação ou omissão que prejudique o bem-estar, a integridade física, psicológica ou a liberdade e o direito ao pleno desenvolvimento de outro membro da família. Pode ser cometida dentro ou fora de casa por algum membro da família, incluindo pessoas que passam a assumir função parental, ainda que sem laços de consanguinidade, e em relação de poder à outra. O conceito de violência intrafamiliar não se refere apenas a espaço físico onde a violência ocorre, mas também às relações em que se controi e eftua.

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: A violência doméstica distingui-se da violência intrafamiliar por incluir outros membros do grupo, sem função parental, que convivam no espaço doméstico. Incluem-se aí empregados(as), pessoas que convivem esporadicamente, agregados. Acontece dentro de casa ou unidade doméstica e geralmente é praticada por um mebro da família que viva com a vítima. As agressões domésticas incluem: abuso físico, sexual e psicológico, a 0negligência e o abandono.

VIOLÊNCIA FÍSICA: Ocorre quando uma pessoas, que está em relação de poder em relação a outra, causa ou tenta causar dano não acidental por meio de uso de força física ou de algum tipo de arma que pode provocar ou não lesões externas, internas ou ambas. Segundo concepções mais recentes, o castigo repetido, não severo, também se considera violência pode se manifestar de várias formas: Tapas, mordidas, socos, mordidas, chutes, queimaduras, cortes, estrangulamentos, lesões por armas ou objetos, obrigar a tomar medicamentos desnecessários ou inadequados, álcool, drogas ou outras substâncias, inclusive alimentos, tirar de casa a força, amarrar, arrastar, arrancar a roupa, abandonar em lugares desconhecidos, danos a integridade corporal decorrentes de negligências (omissão de cuidados\) e proteção contra agravos evitáveis como situações de perigo, gravidexz, alimentação, higiene, entre outros.

VIOLÊNCIA SEXUAL: A violência sexual compreende uma variedades de atos ou tentativas de relação sexual sob coação ou fisicamente forçada, no casamento ou em outros relacionamentos.

A violência sexual é cometida na maioria das vezes por autores conhecidos das mulheres envolvendo o vínculo conjugal (esposo e companheiro) no espaço doméstico, o que contribui para sua invisibilidade. Esse tipo de violência acontece nas várias classes sociais e nas diferentes culturas. Diversos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com