TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Solidária

Pesquisas Acadêmicas: Economia Solidária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 3

O que é Economia Solidária?

Economia solidária é a iniciativa de um determinado grupo onde se produz, vende compra e troca o que se precisa para viver, com o objetivo de fazer ou aumentar a renda familiar para melhorar o padrão de vida, sem querer levar vantagem em cima dos demais e sem agredir o meio ambiente.

Um grupo ou comunidade se reúnem e começa a produzir alguma coisa para uso pessoal ou para vender dentro da comunidade. Esse grupo muitas vezes não tem qualificação profissional, o grupo se reúne e começa a ensinar o que sabe para o outro e tece uma grande teia de solidariedade, onde o que se produz e dividido de forma justa para todos, levando em consideração quem precisa mais no momento, isso é cooperativismo.

Normalmente a matéria prima utilizada é de baixo custo ou reciclável e algumas comunidades desenvolve a sua própria moeda dentro da comunidade, essa moeda pode ser uma espécie de paralelo ao real ou através de troca de produto ou serviços prestados.

Dentro de economia Solidária temos alguns termos:

Cooperação e seus significados: É um objetivo comum, união de esforços, compartilhamento de resultados, responsabilidade solidária, organização coletiva e associações comunitárias de trabalhadores. Na maioria dos casos essas organizações são reunidas por grupos com diversos tipos de atividades individuais e/ou familiares.

Autogestão e seus significados: Um determinado grupo que se reúne para discutir processos de trabalho e estratégias do cotidiano dos empreendimentos e os diversos graus do mesmo.

Divisão Econômica e seus significados: É uma das bases de motivação e agregação dos esforços dos próprios recursos e recursos de outras organizações para a produção. O beneficio, o crédito, a comercialização e o consumo é discutido e levado em conta às necessidades de quem precisa mais ou menos no momento e onde será aplicado e viabilizado o produto final.

Solidariedade e seus significados: É fazer a partilha de uma forma justa, visando à melhoria de vida dos participantes, mantendo e contribuindo para um meio ambiente saudável e sustentável na comunidade em que se estabelece uma relação.

O conjunto destas ações estabelece o que chamamos de economia solidária, uma nova lógica de desenvolvimento sustentável com uma maior geração de trabalho e distribuição de renda, mediante a um crescimento econômico, político e cultural, visando uma participação independente de raça/idade, considerando o ser humano parte do todo, em uma contribuição de desenvolvimento que visa o trabalho sem exploração e sempre preservando o meio ambiente.

DESVANTAGENS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA:

Não tem muito capital acumulado; por isso mais frágil que a economia capitalista; falta de emprego formalizado; falta da carteira assinada; se a pessoa não pagar previdência social, também não terá direito a aposentadoria por tempo de serviço.

CLUBE DE TROCA:

O clube de troca é a união de varias pessoas que fazem um intercambio de troca de favores, que pode ou não usar uma moeda local ou social.

É quando uma pessoa sabe e/ou tem algo onde a outra pessoa não sabe e/ou não tem e troca então

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com