TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Solidária

Casos: Economia Solidária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2015  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 3

Entre em contato - por e-mail, visita pessoal ou por meio de pesquisa no site - com um Fórum Estadual ou Municipal e pergunte a respeito das seguintes questões:

1) Qual o nome do Fórum e como foi feito o contato?

2) Qual a sua origem, ou seja, como esse Fórum foi constituído?

3) Como é a forma de articulação, ou seja, como o Fórum se organiza para formar a rede da ES? (por exemplo: e-mail, reuniões etc.)

4) Quais os avanços percebidos pelo Fórum em relação à economia solidária?

5) Quais os limites de articulação do Fórum com a rede nacional?

6) Quais os limites no empoderamento dos seus segmentos: entidades de apoio, empreendimentos e o poder público?

Primeiro, elabore um relatório de pesquisa, com um texto dissertativo de, no mínimo 30 linhas, a partir das respostas obtidas para ser enviado pelo EVA até o dia de envio da AD. (5,0 pontos)

Criado em 2005, o Fórum Municipal de Economia Solidária da cidade de São Carlos, no estado de São Paulo é uma organização democrática para o desenvolvimento da Economia Solidária no município e a articulação com outras instâncias, sendo elas regionais, nacionais e internacionais para a implementação de atividades que promovam a discussão, troca de idéias e informações, organizações de eventos, formulação e monitoramento de propostas para o fortalecimento das iniciativas de Economia Solidária e aproximação e integração entre os empreendimentos que fazem parte do fórum.

A articulação é feita através de blog, e-mail, reuniões, feiras, que visam promover a prática da Economia Solidária e fortalecer as entidades que fomentam sua prática e os empreendimentos que fazem parte do Fórum, além disso existe uma atividade curricular voltada para Finanças Solidárias, através da ACIEPE (Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão) que busca oferecer formação aos alunos de graduação e interessados sobre economia solidária, promovida pela UFSCar.

O departamento de apoio desenvolve e investe em projetos de inclusão produtiva, dando condições de geração de renda para a classe trabalhadora. Conta também com o apoio para viabilização dos centros, do secretário nacional de apoio à Economia Solidária, o professor Paul Singer.

Em 2008 foi inaugurado o Centro Público de Economia Solidária Herbert de Souza, resultado de um convênio firmado entre a prefeitura de São Carlos e o Governo Federal com o intermédio da Secretaria Nacional de Economia Solidária como resultado do apoio de Paul Singer. Este local está destinado aos empreendedores solidários urbanos e de agricultura familiar da região, pessoas encaminhadas pelos programas de complementação de renda e organizações de apoio e fomento.

Assim como outros fóruns aguarda a aprovação de uma lei para a economia solidária para garantir que o trabalho no centro permaneça mesmo com as trocas de governos municipais.

Em julho deste ano a cidade recebeu pela primeira vez o Encontro Estadual de Economia Solidária, que deu visibilidade para o que foi realizado no município e contou com a participação de mais de 20 municípios do Estado de São Paulo. Isto mostra o fortalece

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com