TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia, Sociedade e Independência da América Espanhola

Por:   •  26/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.109 Palavras (5 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 5

ECONOMIA

GOIÂNIA-GO

2015

Introdução à Macroeconomia

Macroeconomia é um estudo da economia como um todo, trata de mercado e de bens e serviços, como renda, produto, preços, emprego, desemprego, moedas, taxas, produtos agrícolas, industriais, serviços de transporte e o mercado de trabalho. Ela não relaciona com comportamento das unidades econômicas individuais e de mercados específicos, isso é responsável pela Microeconomia.

Embora exista uma oposição, não há conflito entre a Microeconomia e a Macroeconomia, pois o conjunto da economia é a soma de seus mercados individuais. A única diferença é a ênfase de seu estudo.

A teoria da macroeconomia tem aspectos de curto prazo, questões conjunturais, como desemprego e inflação. A parte da economia que estuda questões de longo prazo, é chamado de teoria do desenvolvimento e crescimento econômico queanalisa questões estruturais.

Objetivos de política macroeconômica

Alto nível de emprego, estabilidade de preços, distribuição de renda socialmente justa, crescimento econômico, são os objetivos político da macroeconomia.

A preocupação central das políticas de estabilização, são questões relativas ao emprego e a inflação, orientação da política econômica determinada pelo governo sobre metas já assinaladas.

Alto nível de emprego

Discussões relacionadas ao desemprego, antes da crise mundial dos anos 1930, o desemprego não preocupava a maioria dos economistas, principalmente para os países capitalistas, pensamento liberal, que acreditava que os mercados, sem interferência do estado.

A corrente dos economistas liberais, afirmava que a economia o governo deve cuidar basicamente da política monetária, dos fortalecimentos de bens públicos, e deixar a produção de bens e serviços para setor privado.

Distribuição equitativa de renda

Desde 1930 até 1980 a economia brasileira foi a que mais cresceu no mundo.  A discussão da distribuição de renda do brasil estásempre presente, praticamente durante o “milagre econômico”. Através disso, a concentração de renda no país piorou, devido a uma política deliberada do governo de primeiro crescer e depois distribuir.

A concentração de renda aumentaria, pelo fato do desenvolvimento capitalista, transformações ocorridas como: êxodo rural, com trabalhadores de baixa qualificação, aumento de jovens, entre outros.

Após a Segunda Guerra Mundial, países como, Brasil, Chile, México, entre outros, tiveram um crescimento rápido, caracterizados pela mão de obra qualificada, que sobressai aos trabalhadores menos qualificados. Através disso, determinaria a piora da distribuição de renda nesses países.

No Brasil aconteceu ao contrario ocorreu uma melhora no padrão de vida das pessoas, a renda per capita de todas as classes aumentaram.

Estabilidade de preços

Fundamenta-se na inflação como aumento continuo e generalizado no nível de preços. A inflação origina distorções, sobre a distribuição da renda, sobre agente econômicos, sobre o mercado de capitais, sobre balanço de pagamentos, e influencia no crescimento do país.

Aceita-se que a inflação faz parte de uma sociedade em crescimento. Porem a necessidade políticas econômicas que buscam a estabilidade do comportamento do nível dos preços.

Crescimento econômico

Quando refere a crescimento econômico está relacionado ao crescimento da renda nacional per capita. A renda per capita é considerada um indicador, que refere-se a melhoria do padrão de vida da população, embora apresente falhas.

Instrumentos de política macroeconômica

A política macroeconômica tem uma importância para a ação do governo, no qual tem o objetivo de que a economia ajude a gerar emprego, com baixas taxas de inflação, com distribuição de renda justa, e cresça de forma continua e sustentável. Os principais instrumentos para atingir os tais objetivos são a política fiscal, monetária, cambial e comercial, e de rendas.

Política fiscal: refere-se a arrecadar tributos (política tributária) e controlar despesas (política de gastos);

Política monetária: refere-se a ação do governo em relação a quantidade de moeda e título público;

Política cambial e comercial: Atuam no setor externo da economia.

Política Cambial: atuação do governo na taxa de cambio.

Política comercial: refere-se aos estímulos fiscais e creditícios, às exportações e ao controle das importações.

Política de rendas: refere-se a intervenção do governo na formação de renda (salários, alugueis).

Estrutura de análise macroeconômica

Mercado de bens e serviços: Esse mercado determina o nível de produção agregada, bem como o nível de preços: consumidores, empresas, governo, setor externo.

Mercado de trabalho: Determina a taxa de salários e o nível geral de emprego. Oferta de mão de obra = Demanda de mão de obra

Mercado monetário: Nesse mercado, supõe-se a existência de uma demanda de moeda e de uma oferta de moeda.

Mercado de títulos:É incluído no modelo macroeconômico básico. Oferta de títulos = Demanda de títulos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (95.7 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com