TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Sociologia Da Educação

Trabalho Universitário: Fundamentos Sociologia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  1.023 Palavras (5 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 5

Atividades Práticas Supervisionadas

Pedagogia -4ª Série

Unidade de ensino: Sumaré

Fundamentos Sociológicos da Educação

4º-Semestre-Pedagogia

SUMÁRIO

Introdução.......................................................................................................

Desenvolvimento.............................................................................................

1ª A importância da Sociologia e suas contribuições para a educação

2º Os aspectos sociais, políticos, históricos e culturais da sociologia da educação.

3º Situações cotidianas escolares

4º Conclusão......................................................................................................

5º Referências bibliográficas............................................................................

Introdução

O presente trabalho tem como objetivo apresentar e desenvolver o pensamento critico baseado nos fundamentos da sociologia a capacidade de exercer atuações no cotidiano atual e estabelecer relações no contexto social, e reconhecer as formas e estruturas de organização social as suas expressões e transformações.

1º- A importância da Sociologia e suas contribuições para a educação

A Sociologia é uma das Ciências Humanas que estuda a Sociedade, a sua organização social, instituições e associações.

A Sociologia estuda os fenômenos sociais e “pode chamar instituição toda a crença, todo o comportamento instituído pela coletividade, sem desnaturar o sentido da expressão .

O termo sociologia foi criado por Auguste Comte em 1838, que pretendia unificar todos os estudos relativos ao homem - como a Historia, a Psicologia e a Economia.

No século XVIII surgiu um desafio o inicio da sociedade moderna. Com a queda das monarquias e a constituição dos Estados nacionais do Ocidente, iniciou uma nova era no mundo. A Sociologia surge para compreender as novas formas da sociedade, suas estruturas e organizações.

A Função da Sociologia é observar os fenômenos que se repetem nas relações sociais o surgimento do Capitalismo ou do Estado Moderno , mostrando a importância que estes eventos tem na vida dos cidadãos .

Os sociólogos estudam e pesquisam as estruturas da Sociedade, como grupos étnicos ( indígenas , ribeirinhos etc ) classes sociais ( trabalhadores , empresários , políticos ) gênero ( homem , mulher , criança ) além de Instituição como família , Estado , escola e religião etc .

O conhecimento sociológico é um meio de aperfeiçoamento do conhecimento social , em que auxilia os interessados a compreender o comportamento dos grupos sociais . Sendo uma disciplina humanística, a Sociologia é uma forma de consciência social e de formação de espirito critico .

2º-Os aspectos sociais, políticos, históricos e culturais da sociologia da educação.

Neste filme observamos vários contrapontos importantes em nossa vida cotidiana, o filme relata o que acontece dentro da escola, dentro da sala de aula, na diretoria ou na sala dos professores, no pátio como diz o filme dentro do muro da escola.

Durante nove meses de um ano letivo para o professor foi uma grande batalha, o foco do professor no filme é tentar ensinar alguma coisa, despertar aos alunos que vem de culturas diferentes a ter a regra diferentes, no país em que eles estão é um compêndio ensinar,mas ele faz o máximo em ensina-los a respeitar as diversas culturas que á dentro da sala de aula.A vida humana é convivência,é um conviver.Se uma sociedade sem indivíduos e relações interíndividuais é uma ficção.

Não devemos considerar o ser humano como simples resultado da educação e da socialização, e por definição que o homem é um ser a educar, a introduzir num determinado contexto cultural. A cultura é um conjunto de valores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com