TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educador Social

Casos: Educador Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  2.272 Palavras (10 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão do trabalho do Assistente Social junto às Politicas Sociais, bem como o papel exercido pelo profissional do Educador Social na atualidade.

A sociedade, atualmente, é composta por uma série de atribuições profissionais imprecindiveis em nosso meio, pricipalmente ao que se refere as questões sociais, visando trazer respostas e suprir as necessidades dos cidadãos. As instituições governamentais e privadas, organizações não governamentais, entre outras, são primordiais para a promoção de uma sociedade desenvolvida e com mais qualidade de vida. Desta forma o assistente social tem como desafio principal compreender a realidade das Políticas Sociais; e construir propostas coerentes com as necessidades, capazes de preservar e tornar na prática a efetivação dos direitos dos indivíduos.

O SERVIÇO SOCIAL E AS POLITICAS SOCIAIS

Politica é a ciencia de bem governar um povo, constituido em Estado. Em um Estado democrático, essa governabilidade é exercida pelo poder público, via representantes conduzidos ao poder, direta ou indiretamente, pelo povo. A política é uma atividade orientada ideologicamente para tomada de decisões de um grupo para alcançar determinados objetivos. Mas para Norberto Bobbio falar em política enquanto prática humana conduz, consequentemente a se pensar no conceito do poder. O poder estaria ligado à idéia de posse dos meios para se obter vantagem(ou para fazer valer a vontade) de um homem sobre outros.

Assim o poder politico diria respeito ao poder que um homem pode exercer sobre outros, a exemplo da relação entre governantes e governados(povo, sociedade). A política é uma atividade orientada ideologicamente para a tomada de decisões de um grupo para alcançar determinados objetivos. Assim, a política tem como objetivo estabelecer princípios que se mostrem indispensáveis à realização de um governo em atendimento as necessidades sociais básicas da população, seja através de garantias e ações relacionadas à asssistência social, saúde, educação, segurança etc. Implantando e efetivando políticas sociais por parte do mesmo. A politica e a politica social respondem aos interesses das classes dominantes.

Política social é um tema amplamente discutido na esfera das ciências sociais, principalmente nas ciências políticas e na economia pública, de ação e controle sobre as necessidades sociais básicas das pessoas não satisfeitas pelo modo capitalista de produção, tendo várias definições como ações governamentais que visam, por meio de programas, garantirem condições dignas e justas aos cidadãos, assegurando a população o exercício pleno da cidadania nas áreas da educação, trabalho, saúde, previdência social, saneamento, habitação popular, entre outros, sendo o ato de bem governar um povo no intuito de estabelecer o controle sobre as reais necessidades sociais das pessoas atingidas pelo modo capitalista de produzir e reproduzir-se.

O Serviço Social é uma profissão de caráter sócio-político, crítico e interventivo, que possui um conjunto de conhecimentos particulares e especializados, a partir dos quais são oferecidas respostas concretas às demandas sociais, buscando assegurar os direitos do cidadão, a equidade e a justiça social e se utiliza de instrumental científico para análise e intervenção na “questão social”. A história de toda sociedade existente até hoje tem sido a história das lutas de classes. Porém, para assumir uma posição na disputa entre classes sociais, o profissional de serviço social precisa conhecer a realidade política, bem como as implicações desta na sociedade em que atua. Esse conhecimento advém de um processo de investigação científica por parte do assistente social que considera a teoria como parte fundamental na materialização do seu agir profissional. O serviço social atua junto às questões sociais, que fazem parte da vida dos indivíduos, seja no trabalho, na família, no acesso aos serviços públicos, ou no convívio em sociedade, sociedade movida por interesses contraditórios e distintos, cabendo ao profissional buscar mediações para tais questões. A compreensão da area administrativa e politica de um país, bem como seu funcionamento se faz necessária ao profissional do serviço social. Neste raciocinio, política e política social representam atuações do poder político visando o bem estar da população.Entretanto, analisados desta forma, estes conceitos perdem a historicidade, e seu conteudo de classe social. O que temos é uma sociedade capitalista, que não corresponde a uma ordem natural de produção de vida social. As politicas sociais surgem como uma necessidade do capital, a partir da intensificação do trabalho nas industrias, pelo avanço das forças produtivas e do modo de produção capitalista.

O PAPEL DO EDUCADOR SOCIAL

O Educador Social é um agente de mudança social que utiliza estratégias de intervenção educativa. Age na inclusão social e nas inadaptações sociais e no favorecimento de uutonomias e do bem estar social. o qual traz mudanças que acontecem através do exercício da cidadania participativa, com iniciativas comunitárias gerando e efetivando projetos de transformação social.

A área de atuação do Educador Social está intimamente ligada com a Política.

O principal objetivo do Educador Social é contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos sujeitos com os quais atua, criando respostas para solucionar os problemas a eles relacionados.

A atuação do Educador Social é voltada para atender principalmente as pessoas carentes com o objetivo de assegurar acesso universal aos direitos sociais, civis e políticos.

O educador social é um agente de transformação. Seu papel deve ser exercido de forma coletiva; isto é, trabalhar junto com os diversos profissionais envolvidos na questão a ser tratada. E através de um olhar crítico, analisar o meio social no qual está inserida a problemática e desenvolver novos caminhos e alternativas para o problema social em questão, atuando na organização de projetos que visam à necessidade de levar o individuo a pensar em seus atos, refletindo sobre sua responsabilidade e necessidade de buscar uma solução para seu problema pessoal, o que refletirá consequentemente em sua vida social.

ASPECTOS MARCANTES DO FILME GANDHI

Pudemos observar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com