TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação e Justiça Social

Seminário: Educação e Justiça Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  Seminário  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo Dirigido: 6 - Políticas Públicas

Habilidade: Raciocinar de forma crítica e analítica

Professor: Giancarla Fontes de Almeida

Tema: Educação e Justiça Social

Caro(a) aluno(a)!

Esta atividade discursiva vale 25% de sua frequência neste ED. Antes de respondê-la, estude o texto teórico e o complementar anexos a esta atividade.

Observações:

1) O registro e o controle de frequência são feitos automaticamente pelo Portal Universitário. Dessa forma, a sua frequência somente será registrada através da publicação correta da atividade. Portanto, não se esqueça de salvar e publicar a atividade ao concluir a tarefa.

2) Caso você não conclua toda a tarefa de uma só vez, poderá salvá-la, voltar a fazê-la em outro momento e publicá-la apenas quando terminar. Você também poderá redigir o texto em outro local e copiá-lo apenas quando for publicá-lo.

3) O manual do aluno traz informações importantes sobre os Estudos Dirigidos. Leia-o com atenção e consulte-o sempre que tiver alguma dúvida.

Boa atividade!

QUESTÃO 1

Habilidades a serem desenvolvidas

Operatória(s):

Capacidade de inferir e interpretar.

Capacidade de argumentar.

Específica(s):

Identificar em textos verbais e não verbais as marcas de valores e intenções que expressam interesses políticos, ideológicos e econômicos.

Relacionar textos a um dado contexto (histórico, social, político etc.).

Expressar opinião, fundamentada em argumentos lógicos, a respeito de problemas sociais.

DADOS DA QUESTÃO

Leia o texto a seguir:

Para Lenin (1977), a tarefa da educação deve ser formar para o comunismo, o que significa dizer, formar para a superação da ordem do capital e para a transformação da realidade social para alcançarmos fins efetivamente humanos. Entretanto, essa formação não pode se dar apenas pela apropriação das insígnias comunistas e das formulações dos especialistas em cultura proletária, ela passa pela apropriação da soma dos conhecimentos acumulados pela humanidade sob o jugo da sociedade capitalista, latifundiária e burocrática. O que se coloca é a impossibilidade de se ensinar qualquer conteúdo que não o formulado no desenvolvimento da sociedade de classes.

Gramsci (2001, p. 49), num comentário sobre a escola tradicional, aponta um caminho para entendermos a questão:

A escola tradicional era oligárquica já que destinada à nova geração dos grupos dirigentes, destinada por sua vez a tornar-se dirigente: mas não era oligárquica pelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com