TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação física

Tese: Educação física. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  Tese  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 2

1) Qual é a influência das atividades físicas realizadas nos períodos históricos indicados no enunciado para as aulas de Educação Física Escolar atual?

No período histórico da Antiguidade, Grécia e Roma desempenharam papéis fundamentais em relação à prática das atividades físicas. As modalidades de maior destaque foram: as provas de corrida, de ataque e de defesa, os esportes equestres, o pentatlo e as provas juvenis e artísticas.

O período histórico denominado Renascimento, representou uma nova concepção do mundo e do ser humano, responsáveis pelo movimento renascentista, resgataram a importância do corpo, e, numa tentativa de reintegrar o físico e o estético às preocupações educacionais, e os jogos com bola foram às atividades físicas mais significativas dessa época.

A Idade Moderna e o início da Idade Contemporânea foram Marcados pelo surgimento dos movimentos ginásticos que para muitos e o grande percurso da iniciativa da educação física nas escolas. Os modelos ginásticos mais conhecidos foram o alemão, o sueco e o francês, que inclusive influenciou nos métodos e práticas na Educação Física escolar brasileira.

A racionalização do esporte moderno desenvolveu-se por meio da quantificação das ações dos competidores (como o número de passes corretos, a quantidade de arremessos convertidos e o número de chutes a gol), da especialização dos atletas e da elaboração de estratégias e táticas de jogo cada vez mais formais, objetivando alcançar o melhor desempenho dos atletas e das equipes nas competições.

A Educação Física no Brasil se confunde com a sua história nas escolas, pois foi como componente curricular que se manifestou no país. Desde a sua implantação, nos currículos escolares brasileiros, a Educação Física teve dois conteúdos de forte expressão, desenvolvidos nas aulas: a ginástica e o esporte.

A Educação Física na Escola, bem como conteúdos e estratégia do movimento humano, com a função de proporcionar a aquisição das habilidades motoras dos alunos e o refinamento, proporcionando o desenvolvimento integral dos alunos utilizando como conteúdos as brincadeiras e os jogos populares.

A forte influência das Atividades Físicas no âmbito escolar está sendo impulsionados pela necessidade de buscar o bem estar físico dando ênfase à saúde e formação de hábitos de higiene nos alunos, trabalhando de forma disciplinar os hábitos das pessoas no sentido de afastá-las de práticas que pudessem provocar a deterioração da saúde corporal e mental com o intuito de que não comprometer a vida pessoal e coletiva e principalmente divulgando a cultura do movimento corporal em cada geração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com