TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação pela pesquisa – Um método eficiente

Por:   •  17/9/2018  •  Resenha  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Curso: Ciências Contábeis – Noturno – 2º Período – 2017/2

Disciplina: Metodologia

Docente: José Vandilo dos Santos

Discente: Celso Borges de Carvalho Filho

Resenha: Educação pela pesquisa – Um método eficiente

1 - Informações Bibliográficas:

SANTOS, José Vandilo dos. Educação pela pesquisa. Caderno Metodologia Científica. UFT. 1999. p. 07-21. Palmas, Tocantins.

2 – Dados sobre o autor:

Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2011), Mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (1998), Bacharel em Antropologia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (1993) e Licenciado em Ciências Sociais (1988) também pela UFPB. É professor da Universidade Federal do Tocantins - campus de Palmas, desde 2003. Tem experiência na área de Sociologia e Antropologia atuando principalmente nos seguintes temas: memória, identidade, sociedade e cultura.

Fonte/Disponível: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702573T0

 

3 – Dados sobre a obra

        Este texto, faz parte do Caderno de Metodologia Científica, desenvolvida pelo professor Vandilo, com um total de 12 textos e vários exercícios para discursão, e tem por finalidade a instrução para acadêmicos-calouros que acabaram de chegar à universidade. Voltado principalmente para os calouros que não tinham tanta rigidez no ensino primário e fundamental, e que agora através de regras bem estabelecidas devam se adaptar à nova realidade dos estudos. E a principal finalidade do texto é destacar o despreparo moral e intelectual destes universitários, fato maior para o desestímulo e desistência e que, sem rigor e disciplina não há garantias de obtenção do sucesso.

        Dois pontos da obra bastante interessantes quanto ao rendimento dos alunos, baseia-se na desculpa na falta de tempo e o baixo aproveitamento em sala de aula, “não basta, porém, estar na sala ouvindo a explanação do professor, é necessário estar concentrado, ouvir atentamente os discursos e levantar questões, participando ativamente” (SANTOS, 1999, p.9).

        Devemos ainda considerar que a obra traz vários textos sobre métodos e técnicas científicas, de como fazer pesquisas, e também, o que é, e quais são as vertentes da ciência: Objeto, Enquadramento, Classificação, entre outros.

        No final do texto, há um esquema em fases do ato criativo, passando pela fase germinativa e logo em seguida pela fase prática, prosseguindo aos bloqueios criativos e finalizado na liberação da criatividade.

4 – Posicionamento Crítico

        O texto traz uma série de ensinamentos e reflexões a respeito do quão importante é a dedicação aos estudos e principalmente a forma de como fazer ciência, criticando os professores universitários que não se dedicam afinco, ficando apenas como meros “reprodutores” de conhecimentos alheios, distanciando-se do objetivo mais importante que é literalmente produzir ciência, dando contribuição valiosa à sociedade.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (108.7 Kb)   docx (31.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com