TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Efeitos Dos Recursos Excepcionais

Monografias: Efeitos Dos Recursos Excepcionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 2

Efeitos dos Recursos Excepcionais: Devolutivo.

Só se admite efeito devolutivo, como regra, no Recurso Extraordinário e Especial. Isto é, não há suspensão da execução, sendo possível sua execução mesmo durante o trâmite dos Excepcionais. Só efeito devolutivo.

Efeito Suspensivo nos Recursos Excepcionais:

É possível, eventualmente, atribuir efeito suspensivo. Art. 558, do CPC, autoriza a atribuição de efeito suspensivo aos Recursos Excepcionais quando houver a possibilidade de ocorrer um dano (desde que demonstrada a possibilidade de ocasionar/ocorrer um dano). Muitas vezes, o simples requerimento do efeito suspensivo não é suficiente. Desse modo, necessário se faz recorrer à Medida Cautelar para atribuir tal efeito suspensivo. Geralmente, é interposto Recurso Especial e, simultaneamente, proposta uma Cautelar incidental para atribuir o efeito suspensivo (sendo o melhor caminho). Não há a necessidade de requerer no recurso, em se tratando da hipótese do pedido via Cautelar. Também é necessário demonstrar o fumus boni iuris, bem como o periculum in mora, requesitos próprios da Ação Cautelar (com pedido de efeito suspensivo). Trata-se de exceção, portanto, ao ser questionado – principalmente em provas oficiais, como OAB ou concursos -, a resposta é uma só: efeito devolutivo, sendo o efeito suspensivo a exceção (caso haja e.g., uma alternativa apontando além do efeito devolutivo, o efeito suspensivo concedido por intermédio da Medida Cautelar).

Lembrando que o recebimento do efeito suspensivo, em qualquer recurso, faz com que não seja possível a execução daquela decisão. Em casos excepcionais não há rol taxativo.

Há, também, a possibilidade de pleitear o efeito suspensivo em face dos Recursos Excepcionais por intermédio da interposição de Mandado de Segurança, remédio constitucional cabível contra sentença irrecorrível, v.g.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com