TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eficácia Na Gestão Pública

Pesquisas Acadêmicas: Eficácia Na Gestão Pública. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  3.932 Palavras (16 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 4

2.1.1 Conceitue estrutura organizacional 4

2.1.2 Diferencie os tipos de estrutura organizacional (horizontal e vertical) 5

2.1.3 Apresente as vantagens e desvantagens de cada tipo de estrutura organizacional............................................................................................................. 5

2.2 ÁREAS DA ADMINISTRAÇÃO 6

2.2.1 Descreva a função de cada área funcional encontrada na instituição pesquisada: finanças, recursos humanos, produção, marketing etc 6

2.3 TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS 7

2.3.1 Explique o que é treinamento e a sua importância 7

2.3.2 Diferencie treinamento e desenvolvimento 9

2.3.3 Conceitue plano de treinamento 9

2.4 PLANO DE REMUNERAÇÃO E BENEFÍCIOS 10

2.4.1 Defina remuneração 10

2.4.2 Apresente os tipos de remuneração 11

2.4.3 Relacione os principais benefícios que uma organização pode oferecer a seus trabalhadores 11

2.5 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE 11

2.5.1 Conceitue ética 11

2.5.2 Discuta a importância dos princípios éticos para a convivência em sociedade e para a construção da cidadania 11

2.6 ÁREA DE ECONOMIA NO SETOR PÚBLICO 11

2.6.1 Conceitos básicos de macroeconomia: Funcões econômicas 11

2.6.2 Instrumentos de políticas econômicas 11

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 13

REFERÊNCIAS 14

1 INTRODUÇÃO

Nonono nonon nononon non nononon nonon nononononn nononon onononon onononon.

Nononon ononon onononoon nonononon nopnp.

É o que será abordado neste trabalho ao analisar a parceria entre o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, representado pelo Detran/RS, e a empresa de comunicação MTV/RS, representada pelo Grupo VIT, para comunicar à sociedade, mais particularmente aos jovens, a necessidade de promover a segurança no trânsito de nossas cidades.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

2.1.1 CONCEITUE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

A estrutura organizacional deve ser delineada de acordo com os objetivos e estratégias estabelecidos pela empresa. Não existe um modelo de estrutura organizacional que todas as empresas possam seguir, não existe uma estrutura perfeita, existe aquela mais adequada às atividades e estratégias da organização. E a estrutura depende inteiramente da definição dos objetivos, se ela volta-se para o mercado como a orientação ao cliente sua estrutura deve facilitar: O fluxo de informação para cima, para baixo e lateral; Favorecer a geração de ideias, inovar equipes multidisciplinares; Proporcionar maior grau de autoridade ao departamento de marketing; Ser flexivel maior grau de descentralização; Possibilitar uma visão ampla da organização.

Para Idalberto Chiavenato (2009, p.359):

A estrutura organizacional é a maneira pela qual as atividades da organização são divididas, organizadas e coordenadas. Constitui a arquitetura ou formato organizacional que assegura a divisão e coordenação das atividades dos membros da organização. Na verdade, a estrutura organizacional funciona como a espinha dorsal da organização, o esqueleto que sustenta e articula suas partes integrantes. Nesse sentido, a estrutura organizacional costuma apresentar uma natureza predominantemente estática. Ela se refere à configuração dos órgãos e equipes da organização.

Dá-se o nome de unidade para cada subdivisão dentro de uma organização. Assim, divisões, departamentos, secções, grupos de trabalho e equipes são considerados unidades organizacionais.

Para Rodrigo Rennó (2013, p.86):

Organizar é o processo de alocar pessoas e outros recursos para atingir um objetivo. Envolve tanto a divisão de trabalho como a coordenação desses trabalhos para alcançar um resultado desejado.

O processo de organização define quem deve fazer o quê, quem é responsável por quem e como as diferentes partes da organização devem se relacionar e trabalhar juntas.

Assim, poderíamos dizer que a estrutura organizacional é o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões de uma empresa ou organização.

2.1.2 DIFERENCIE OS TIPOS DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL (HORIZONTAL E VERTICAL)

Estrutura organizacional dentro de uma organização esclarece papéis de empregados, facilita a comunicação e estabelece uma cadeia de responsabilidade de ajudar a determinar os pontos fortes e fracos. Antes de determinar se sua estrutura organizacional deve ser vertical ou horizontal, é preciso entender as diferenças entre as duas estruturas. Implementação da estrutura organizacional correta é fundamental para maximizar a produtividade da equipe.

A organização vertical é aquele que tem uma pirâmide olhar, quando traçado em papel. No topo está o presidente da empresa ou CEO, e então cada divisão é composta de uma série de quadros médios e supervisores que são responsáveis por vários departamentos. Esta é muitas vezes referida como uma organização "de altura". A estrutura horizontal é um sem gerência média em que os funcionários são amplamente autorizados a fazer os seus próprios dia-a-dia de decisões operacionais. Grandes grupos de funcionários relatam frequentemente a apenas um gerente. É também chamado de uma organização "flat".

Para Idalberto Chiavenato (2009, p.360-364):

A estrutura vertical refere-se ao aparato que envolve três fatores principais: a hierarquia administrativa, a amplitude de controle e o grau de centralização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com