TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Em Que Momento Se dá A Intervenção Do Estado No Mercado E Porque Razão Ele Intervém?

Exames: Em Que Momento Se dá A Intervenção Do Estado No Mercado E Porque Razão Ele Intervém?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  265 Palavras (2 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 2

De acordo com Coelho (2009) O Estado figura como o contraponto indispensável ao mercado nas sociedades capitalistas. A lógica do mercado não só permite como estimula os indivíduos a arriscarem os seus recursos privados em empreendimentos econômicos diversos na procura de satisfação econômica. Por meio da competição, que é a regra básica do mercado, e da busca do lucro, que é a sua mola propulsora, o mercado acaba selecionando os “melhores” – isto é –, aqueles que são economicamente mais fortes, mais produtivos, que fabricam produtos e prestam serviços de melhor qualidade e que oferecem preços mais baixos, eliminando assim os mais “fracos” e menos produtivos e competitivos.

Essa lógica levaria inexoravelmente à concentração crescente da riqueza nas mãos de um grupo cada vez menor, se não houvesse qualquer intervenção do Estado no funcionamento do mercado.

E esta contínua concentração da riqueza levaria à situação de monopólio que, por sua vez, levaria ao fim da concorrência e, consequentemente, do próprio mercado.

Assim podemos afirmar que o mercado é, portanto, um mecanismo bastante eficiente para acumular riquezas, mas requer sempre algum grau de intervenção do Estado para evitar a sua autodestruição. Como mecanismo que enseja o crescimento concentrado da riqueza, o mercado engendra e agudiza as desigualdades sociais, requerendo também a intervenção do Estado

Portanto podemos concluir que a intervenção do Estado no mercado, se dá no momento em que há uma concentração de riqueza na mão de pequenos grupos, para que não se forme monopólio, nem haja autodestruição, bem como desigualdade social. A questão maior é a prática disto, que nem sempre é tão justa!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com