TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo desenvolvimento de capital humano

Trabalho acadêmico: Empreendedorismo desenvolvimento de capital humano. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.300 Palavras (6 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 6

Empreendedorismo é o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país. Identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo. Esse é o papel do empreendedor.

Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar.

O empreendedor tem como característica básica o espírito criativo e pesquisador. Ele está constantemente buscando novos caminhos e novas soluções, sempre tendo em vista as necessidades das pessoas. A essência do empresário de sucesso é a busca de novos negócios e oportunidades, além da preocupação com a melhoria do produto.

Empreendedorismo é estudar, desenvolver competências, identificar oportunidades e criar um projeto que transformará em um negócio lucrativo. Quem desenvolve esse projeto é o empreendedor que tem como característica básica o espírito criativo, motivado, pesquisador, decisivo, entre outras características.

Dedico este trabalho a minha esposa e filho porque, mesmo em um período marcado por um quadro de enfermidade, dor e impaciência, souberam retribuir continuamente com amor e carinho, transmitindo sempre um sopro de alegria e apoio.

Agradeço a professora Márcia Correa Silveira pela oportunidade de ampliação da capacitação dos professores da Faculdade Anchieta. Em especial agradeço ao professor Valderlei Furtado Leite pela capacidade em compartilhar os saberes, pela confiança e a autonomia concedida na elaboração dessa monografia. Agradeço também a todos os professores que contribuíram direta e indiretamente para o desenvolvimento desse trabalho.

"Um farol precisa estar estrategicamente colocado para que todos que naveguem naqueles ares e pelos mares possam ter a segurança da trajetória preservada e por ele guiados na direção da liberdade e da ousadia que uma viagem pode provocar. Farol que está sempre em guarda; imponente e seguro; presente, incansável e cotidianamente na vida de quem para ele se dispuser olhar. Assim a escola deveria funcionar." Professora Leila Maria Ramos

RESUMO

Este trabalho apresenta uma investigação sobre o desenvolvimento do capital humano, analisando a forma tradicional de transmissão de conhecimentos e a adoção por empresas de uma nova práxis pedagógica com a constituição das Universidades Corporativas, caracterizada através de um processo ensino-aprendizagem mais consistente e de forma continuada. A aprendizagem organizacional, a gestão do conhecimento e a Universidade Corporativa constituem instrumentos gerenciais interdependentes de um mesmo construto. Esses instrumentos de gestão, suas características e aplicações no campo empresarial complementam-se em um contexto mais amplo de gestão organizacional. As profundas alterações no mundo empresarial vêm, concomitantemente, acompanhadas por uma intensa modificação nas atividades empresariais voltadas a aprendizagem organizacional, destinando maior atenção e investimentos por parte de empresários nesse sentido. Para os profissionais envolvidos no processo de ensino corporativo, o processo de aprendizagem organizacional vem sendo aprimorado a cada dia com a aplicação de inúmeras ações e são apresentadas como instrumentos para ampliar e aperfeiçoar as práticas pedagógicas nas empresas, tornando-as mais eficientes e eficazes. Dessa forma procura-se demonstrar as regras de convivência, a inter-relação das várias áreas do conhecimento, à influência e a mediação da empresa no envolvimento dos vários setores num todo organizacional, propiciando uma aprendizagem transformacional.

Palavras-chave: Universidades Corporativas, aprendizagem organizacional, gestão do conhecimento, mediação, participação.

ABSTRACT

This paper presents an inquiry on the development of the human capital, analyzing the traditional form of transmission of knowledge and the adoption by companies of new pedagogical praxis with the constitution of the Corporative Universities, characterized through a process more consistent teach-learning and of continued form. The organizational learning, the knowledge management and the Corporative University constitute interdependent management instruments of one exactly construct. These instruments of management, its characteristics and applications in the enterprise field are complemented in an ampler context of organizational management. The deep alterations in the enterprise world come, concomitantly, followed by an intense modification in the enterprise activities directed to the organizational learning, destining more attention and investments by the entrepreneurs in this direction. To the professionals involving in the process of corporative education, the process of organizational learning comes being improved day by day with the application of innumerable actions and is presented as instruments to extend and to perfect practical the pedagogical ones in the companies, become them more efficient. Of this form it shows for to demonstrate the coexist rules, the interrelation of the some areas of the knowledge, to the influence and the mediation of the company in the evolvements of the some sectors in one all organizational, propitiating a transformational learning.

Key-words: Corporative Universities, organizational learning, knowledge management, mediation, participation.

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1: Processos de gestão de pessoas 80

Figura 2: Alinhamento entre estratégias e pessoas 82

Figura 3: Modelo de múltiplos papéis na Administração de Recursos Humanos 83

Figura 4: Construção da visão estratégica 88

Figura 5: Os comportamentos de sucesso do parceiro estratégico 93

Figura 6: Gestão compartilhada de carreira 98

Figura 7: Processos de transformação e criação do conhecimento 109

LISTA DE QUADROS

Quadro 1: Matriz de competências e habilidades 64

Quadro 2: Comparação de Estratégias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com