TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capital Humano

Pesquisas Acadêmicas: Capital Humano. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 2

CONCEITO DE CAPITAL HUMANO

Segundo Theodore W. Schultz, conceito de capital humano consiste em atribuir um valor ao capital incorporado nos seres humanos, fruto da sua experiência, educação, formação e know-how. Este capital seria um factor fundamental do desenvolvimento económico diferenciado entre países. Este conceito surgiu na década de 1950. O conceito foi ainda desenvolvido e popularizado por Gary Becker e retomado, nos anos 80, pelos organismos multilaterais mais directamente ligados ao pensamento neo-liberal, na área educacional e no contexto dos desafios resultantes da reestruturação.

Utilizando uma definição literal, tem-se em Sandroni: Capital humano é o conjunto de investimentos destinados à formação educacional e profissional de determinada população. O termo é utilizado também para designar as aptidões e habilidades pessoais que permitem ao indivíduo auferir uma renda. Esse capital deriva de aptidões naturais ou adquiridas no processo de aprendizagem. Nesse sentido, o conceito de capital humano corresponde ao de capacidade de trabalho.

Becker diz que a definição de Capital Humano, é de que os indivíduos tomam a decisão de gastar em educação, treinamento, assistência médica, aperfeiçoamento ao conhecimento já existente e saúde porque levam em conta os custos e os benefícios dessa decisão.

O autor, comentando o trabalho de Schultz, explica que, além das melhorias nos ordenados e nas ocupações, os benefícios incluem a cultura e outros ganhos não monetários, sendo os custos normalmente dependentes do valor obtido mediante o tempo gasto nesse investimento, a taxa de desconto intertemporal. Becker (1993) acrescenta que o conceito de capital humano abrange também o trabalho acumulado e outros hábitos, tais como os vícios, demonstrando que a inclusão de vários tipos de comportamento nessa rubrica faz dele um poderoso e útil conceito.

Segundo Crawford, o capital humano – que significa pessoas estudadas e especializadas – é o ponto central na transformação global. Pode-se entender, a partir desta afirmação do autor, que a essência da teoria do capital humano é de quanto mais conhecimento e habilidades o ser humano adquire, maior a sua inserção no mercado de trabalho ou sua empregabilidade, melhora a produtividade e rendimentos. Neste sentido, o investimento em educação indica um aumento de renda futura, aliada ao progresso profissional e da sociedade em geral.

Para Frigotto, a Teoria do Capital Humano, investir nos indivíduos e promover o aumento de sua produtividade pode levar à mobilidade social e melhor distribuição de renda por meio da preparação adequada para o trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com