TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Endividamento

Projeto de pesquisa: Endividamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

CENTRO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, CONTÁBEIS E COMÉRCIO INTERNACIONAL

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

LETICIA TEIXEIRA DE SOUZA

MARGANE BORELLI

ENDIVIDAMENTO DAS EMPRESAS

CAXIAS DO SUL

2013

1 INTRODUÇÃO

O Endividamento, ou Grau de Endividamento é um indicador que representa a saúde financeira da empresa; semelhante ao índice Capital de Terceiros/Ativo. Ele mede o quanto uma empresa tem em dívida sobre seu patrimônio e ativo circulante.

O Grau de Endividamento representa quanto à empresa tomou de recursos de terceiros para cada real de capital próprio.

É do conhecimento de todos que, nos últimos anos, tem sido crescente o endividamento das empresas. Este fenômeno é mais mundial do que Brasileiro.

2- ENDIVIDAMENTO

Aspectos

Quanto menor a dependência de capital de terceiros, melhor a liquidez da empresa e, portanto, menor o seu risco financeiro. Em contrapartida, o endividamento é uma fonte importante de recursos para que a empresa possa manter suas operações ou ampliá-las. Deve-se considerar, também, o custo do capital de terceiros que, em muitos casos, são menores que o custo do capital próprio. Sendo assim, não devemos trabalhar exclusivamente com capitais próprios.

Tipos

Segundo Marion (2012), a composição do endividamento pode ser:

 Curto prazo, normalmente utilizado para financiar o ativo circulante;

 Longo prazo, normalmente utilizado para financiar o ativo permanente.

Se a composição do endividamento apresentar significativa concentração no passivo circulante (curto prazo), a empresa poderá ter reais dificuldades num momento de reversão de mercado (o que não aconteceria se as dívidas estivessem concentradas no longo prazo).

Alguns indicadores de endividamento:

 Participação de capitais de terceiros sobre recursos totais: o endividamento pode ser medido pelo grau da dívida, que é o capital de terceiro dividido pelo patrimônio líquido.

 Garantia do capital próprio ao capital de terceiros: este indicador verifica quantos reais de capitais de terceiros tem disponível em relação aos capitais próprios como garantia de pagamento.

 Composição do endividamento: este índice indica a partipação percentual das obrigações a curto prazo em relação à dívida total. Quanto menor, melhor.

Segundo Sérgio de Iudícibus

Porém, Tibúrcio em seu livro “Estrutura, Análise e Interpretação das Demonstrações Contábeis” cita que em certas situações, baixo endividamento é ruim. Se existe crédito disponível, com juros subsidiados, a captação de empréstimo pode ser muito vantajosa para a empresa. No passado, os usineiros tinham acesso a crédito farto, com baixo nível de cobrança. Nesta situação, pegar recursos de empréstimos era um ótimo negócio: devia-se e não se pagava.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com