TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Endividamento Das Familias

Dissertações: Endividamento Das Familias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  924 Palavras (4 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 4

A sociedade moderna sofreu grande evolução de costumes sociais. Não havia esse desejo compulsivo de comprar produtos, que não fosse destinado à necessidade humana. Com o passar das décadas, surgiu um novo perfil de consumidores sem um foco nos destinos de suas finanças, optando a consumir tudo que sua vontade induz, sem analisar, a princípio, as vantagens e desvantagens e riscos do consumismo.

Muitas vezes, um eletrodoméstico, pode ser vista em um grupo especifico de objeto de desejo, atraindo modernidade e conforto para tal família. Com a facilidade de compras, as famílias passaram a gastar mais, preenchendo a casa com eletrodomésticos, ultrapassando sua economia, pois aumentaram o valor da conta de energia e outros gastos. Há famílias que compram grandes quantidades de produtos e não conseguem quitar, e para livrar das dívidas, optam por revender os produtos adquiridos a preço mais barato, com a finalidade em pagar suas contas, trazendo prejuízos ainda maiores. Também tem famílias que, uma vez adquiridos teus produtos, não abre mão, mesmo sabendo que estão endividados, mas preferem correr esse risco, de quitar quando puder.

O consumo é o meio que muitos usam para que sejam visto como aqueles que deram certo na vida e tem de tudo, satisfazendo sua vontade de possuir mais e mais, no entanto, é possível notar que falta capital. Muitos não têm formação adequada a balancear consumo e finanças, acarretando problemas piores. Há famílias que fazem dívidas eternas, com tantos meses e anos para pagar. Se esse mesmo consumidor fizesse um planejamento de acordo com suas finanças, terá uma grande economia.

Comprar eletrodomésticos e bens de uso comum muitas vezes são o sacrifício que algumas famílias necessitam fazer, para eles há uma obrigação intrínseca de dar aos filhos aquilo que merecem, alguns pais afirmam que deseja dar aos filhos aquilo que não receberam dos seus pais, simbolizando assim como uma dádiva de amor e conforto para a família. Mas essa falta de planejamento, o resultado é fracassado, pois acaba com o saldo, consumindo produtos não tão necessários e sendo obrigado a adiar o consumo de coisas mais importantes.

A sociedade consumista desencadeou uma desigualdade social. Há consumidores que estudam antes de consumir, articulando quais são os meios de consumir sem endividar e existem aqueles consumidores, que não tem domínio de seu consumo, gerando a impossibilidade de arquear-se com suas dívidas, ficando ainda mais excluído socialmente. Se o consumidor tem falhado no início, acarretará dívidas maiores que sua renda e isso não ocorreriam se realmente tivesse pensado e avaliado bem, mesmo que sua ganancia fosse extrema, mas cada um tem que ter compreensão e força de vontade.

Os fatores que mais influenciam no endividamento são a grande quantidade de produção de mercadorias industrializada, a extensão do sistema de crédito e a cultura do consumo. O consumo das famílias brasileiras deve chegar a R$ 2,42 trilhões em 2013 e a R$ 3,29 trilhões em 2020, de acordo com estudo. Com isso, o crescimento até 2020 será 40%.

Grandes empresas investiram em pesquisas, visando conhecer o comportamento do consumismo, desenvolvendo estratégicas de publicidade e propaganda, aumentando ainda mais a compulsão de consumir. Muitos acreditam que a mídia e Marketing é um jogo manipulado, um dos fatores que influenciam no crescimento do consumo. A mídia nos induz a comprar produtos que ais quais não precisamos, muitas vezes aproveitam de certo produto, mesclando outro similar, informando que é ideal para usar em conjunto.

Outro fator que as famílias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com