TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enfase Centro gestaltico de fortaleza

Por:   •  29/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.630 Palavras (7 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 7
  1. INTRODUÇÃO

 A pesquisa feita tem como objetivo estudar a área da psicologia clínica infantil que uma das áreas da psicologia que vem se destacando na saúde e entender esta área dentro da dignidade humana. Direitos humanos são os direitos fundamentais da pessoa humana, enunciados historicamente a partir do progressivo reconhecimento, pelas legislações nacionais e normas internacionais, da inerente dignidade de todo indivíduo, independentemente de raça, sexo, idade ou nacionalidade. A consagração de tais direitos constitui um traço marcante do processo civilizatório, e sua efetiva implementação, um indicador seguro do nível de desenvolvimento humano atingido por um povo ou nação. Com o projeto de mapeamento em Ênfase I pude agregar conhecimento em uma área de interesse pessoal onde procuro enraizar meus conhecimentos teóricos e práticos realizando assim um mapeamento enriquecedor para minha formação acadêmica.

Com os ateliês percebe a importância de nos futuros psicólogos buscamos um caminho de conhecimento para trilhar e uma vertente em que possamos nos especializar para não sermos profissionais generalistas mais específicos. Nas aulas trocamos experiência e apegos a psicologia, contato com a nossa história.

Abordarei neste estudo relatos de uma profissional da área clinica infantil que descrevera claramente suas experiências e apegos com a psicologia clínica infantil, com base em alguns autores que estudam o desenvolvimento da criança. A psicologia clínica infantil consiste em um conjunto de técnicas e procedimentos que visam identificar as etapas de desenvolvimento comportamental e cognitivo das crianças. Essa análise permite correlacionar esse desenvolvimento como retardado, acelerado ou normal conforme um padrão psicológico geral de acordo com a faixa etária analisada.

Ao decorrer do mapeamento observaremos melhor cada detalhe da fala dela a respeito da avaliação psicológica, a entrevista lúdica, como proceder com questões preconceituosas em relação a doenças psicológicas infantis e a relação dos direitos e estatutos da criança no seu dia a dia.                               .


  1. REFERENCIAL TEÓRICO

A psicologia clínica é baseada na observação e análise profunda de casos individuais. Surgiu por volta do século XIX por meio de médicos psiquiatras e neurologistas que tratavam pacientes com doenças mentais. A psicologia clínica infantil consiste em um conjunto de técnicas e procedimentos que visam identificar as etapas de desenvolvimento comportamental e cognitivo das crianças.

O psicoterapeuta infantil com orientação de base humanista existencial tem como meta realizar um trabalho clínico no qual exercer o papel de facilitador do autoconhecimento, possibilitando à criança vivenciar e experienciar a liberdade e o poder de escolha por meio de espaço, escuta, nominação de seus desejos e respeito pela sua singularidade. Deve propiciar, ainda, o reencontro consigo mesmo e a emergência de outras possibilidades por intermédio das quais possa encontrar recursos para ressignificar o sofrimento psíquico, denunciado ou não em forma de sintomas. Essas, possivelmente, tenham sido as manifestações que motivaram a busca, geralmente dos pais ou responsáveis, pelos serviços profissionais de um psicoterapeuta.

E a respeito da dignidade humana, que a criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais à pessoa humana, assegurando-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e socialem condições de liberdade e dignidade.

A proteção às crianças e aos adolescentes está expressa de maneira clara e precisa no artigo 227 da Constituição Federal que diz: "É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão." E um dos códigos de ética fundamentais do psicólogo “Baseará o seu trabalho no respeito a dignidade e a integridade do ser humano”.

3.MAPEAMENTO

A entrevista realizada com a psicóloga Daniele Campos foi realizada no dia 17/05, esta recém formada 2014.2, mais já vem atuando na área clinica desde início da graduação, está fazendo formação em Gestalt Terapia no Centro Gestaltico de Fortaleza onde desenvolve suas práticas clinicas atualmente voltada para o público infantil e adolescente.

Na entrevista a psicóloga começou me relatando seu interesse pela psicologia infantil que iniciou ainda na graduação com as disciplinas de psicologia da infância e psicologia da adolescência, no período dos estágios clínicos I,II e III. Atuou exclusivamente com crianças e então teve a confirmação do prazer de sua escolha, hoje formada busca estudar, agregar e desenvolver cada vez mais a pratica clinica infantil. Durante a graduação, com muitas leituras descobriu alguns autores que falavam de sua abordagem especificamente da Gestalt-Terapia como, Luciana Aguiar, Sheila Antony, Zygmunt Bauman, Gary Yontef e Jorge Ponci

A psicóloga relatou um pouco sobre o Centro Gestaltico de Fortaleza que é um centro de estudos e intervenções de alunos com abordagens Fenomenológicas, que atendem crianças de três até quinze anos de idade. Os quadros clínicos mais presenciados pela profissional são de crianças com ansiedade, imperatividade, sem limites que comprometem o aprendizado e o desenvolvimento da criança na escola ou no convívio com a família e amigos.

         A intervenção psicológica aplicada pela psicóloga, é o método baseado na Gestalt-Terapia e seus conceitos, procurando respeitar e esperar o tempo de cada cliente/criança para que haja a reinculação que através desse inicio bem estabelecido e dar seguimento a psicoterapia se for realmente necessária. Quando se trabalha com Gestalt terapia, primeiramente respeita se o espaço de tempo de cada indivíduo para que a criança sinta se a vontade e consciente de sua existência.

A respeito de dignidade humana aplicada a criança, a psicóloga relata que para ela significa a própria existência, ou seja todos os seres humanos, em particular as crianças devem ser respeitadas suas singularidades. Os direitos devem existir a partir da legitimidade da dignidade, direito de respeito, dignidade, amor, cuidado e segurança.

Uma das principais ideias de intervenção psicológica com crianças é fazer com que a criança interaja normalmente com o mundo ao seu redor, o psicólogo tem o papel independente da abordagem, respeito ao cliente é primordial, se tratando de criança dentro do processo psicoterapêutico, o psicólogo diante da demanda apresenta buscar meios utilizando os recursos necessários para trabalhar e ajudar  a criança em seu processo.Com isso fortalecerá e promoverá espaço de possíveis mudanças e ajustamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (134.2 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com