TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensaio Teórico: A Ideologia da Sociedade Industrial

Por:   •  19/11/2023  •  Ensaio  •  1.331 Palavras (6 Páginas)  •  39 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS- UFMG.FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS -FACE.PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO/ PPGA.

Disciplina: Teoria das Organizações- Turma: Única. Professor: Dr. Alexandre Carrieri.

Aluno: Wilson Machado Enes- Ensaio teórico: “A ideologia da Sociedade Industrial – HERBERT MARCUSE” 

Considerações:

Herbert Marcuse, filósofo alemão do século XX associado a escola de Frankfurt e o conceito criado por ele do homem unidimensional é muito semelhante ao pensamento de outros autores desta escola como Adorno e Horkheimer. A idéia do homem unidimensional está ligada a tradição do pensamento Marxista, onde a sociedade capitalista elimina as formas de oposição, elimina qualquer outra forma de existência e forma de conceito que não esteja integrado ao modelo de condição capitalista, a toda ideologia do capitalismo.

Um dos pilares do pensamento Marxista é a idéia de que o ser humano perdeu uma essência do seu passado, uma idéia que é derivada dos conceitos do Mito de Prometeu da Grécia antiga e do Mito de Adão e Eva da tradição judaica cristã, ou seja o ser humano vivia em um estado de pureza , um estado da sua verdadeira essência e por algum motivo( roubo do fogo de Zeus por Prometeu e a expulsão de Adão e Eva do paraíso ao comerem o fruto proibido ) isso se perdeu e o ser humano foi condenado a sua existência a tentar buscar um retorno para sua condição primordial . Há um rompimento de estado de natureza do homem ligado a Deus e sua existência torna-se uma existência de dor e sofrimento, onde ele teve que buscar restaurar este vínculo com Deus.

Ainda segundo Marx há o surgimento do homem pelo outro homem, começando a ter uma sociedade de classes onde uma classe manda e outra é dominada, até se chegar à sociedade capitalista, que melhor consegue estabelecer o processo de dominação pelo ser humano e a busca pela ideia da sociedade comunista e socialista, o que seria o retorno do ser humano a sua condução natural.

O principal fator deste domínio do proletariado na sociedade capitalista seria através da alienação, levando o proletário a não ter o fruto do seu próprio trabalho, não deter os recursos do próprio trabalho. Os pensadores da escola de Frankfurt, inclusive Marcuse, têm o pensamento de que esta ideia de alienação é constituída através de várias instituições dentro da sociedade capitalista (o próprio trabalho, sob a ótica de uma realidade focada para o consumo, onde a indústria cultural reproduz toda a ideologia do capitalismo a níveis massivos). A ideologia do Estado trabalha o homem e a sociedade unidimensional, frutos de uma alienação onde o ser humano não dispõe mais de uma dialética ou de uma posição. Ele pode apenas existir dentro dos padrões do seu conceito social. Toda a existência do ser humano está pautada na reprodução do modelo capitalista. Se fizermos uma reflexão, uma criança, desde sua entrada para vida escolar passa por um processo para se formar e se tornar um trabalhador rentável. Ela tem sua formação básica, passa por um curso técnico ou vestibular para ingresso a universidade para se ser mais útil, o melhor produto para a sociedade.

 Toda a nossa presença no mundo quando criamos nossa identidade, está relacionada a produtos de consumo. Roupas que vestimos, músicas que ouvimos são reproduzidas sob uma ótica de consumo, são produtos que são lançados para se definir uma identidade. Neste sentido. o homem unidimensional é pautado por toda uma ótica do capitalismo, por uma ótica de consumo e ideologias. Os melhores indivíduos na sociedade, as celebridades; são os famosos, os bem quistos, justamente aqueles que obtiveram sucesso dentro da sociedade enquanto os pobres, os desempregados são os fracassados, ou seja, os que não conseguiram sucesso. Então tem-se a própria forma de ditar as qualidades sociais pautadas na lógica do capitalismo.  Vamos pensar se é possível alguma expressão individual, alguns nichos de individualidade, (pessoa que se identifique com a cultura do sertanejo, do hip hop ou os nerds). Se olharmos com mais profundidade todos esses nichos de individualidade e particularidade no fundo são expressões de uma ótica de mercado. Para cada um destes grupos ou nichos há produtos gerados para eles especificamente, produzidos para o exercício da sociedade unidimensional, para que tudo se encaixe na ótica do capitalismo.

 Um ponto bastante interessante no pensamento de Marcuse é a sua análise de toda a questão da sociedade unidimensional, pela ótica da psicanálise de Freud. No pensamento de Freud, tem-se que o ser humano na sua condição primordial era movido pelos seus instintos de prazer. Estes instintos são a busca do ser humano pelo prazer. O ser humano em seu estado natural busca dar vazão a todas as funções que são ligadas ao prazer. Entretanto esta busca pode levar o indivíduo a práticas amorais (roubar, matar, estuprar), não há um limite do homem primordial para busca do seu prazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (82.4 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com