TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Envelhecimneto Saudavel Na Terceira Idade

Exames: Envelhecimneto Saudavel Na Terceira Idade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.125 Palavras (5 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA...............................................3

3 FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECIFICO..................................3

4 JUSTIFICA...............................................................................................................4

5 METODOLOGIA.......................................................................................................4

6 REVISÃO BIBLIOGRAFICA.....................................................................................5

7 CRONOGRAMA.......................................................................................................6

8 ORÇAMENTO..........................................................................................................6

9 RESULTADOS ESPERADOS..................................................................................6

10 REFERENCIAS.......................................................................................................7

1. INTRODUÇÃO:

O seguinte projeto de pesquisa tem a perspectiva de tratar sobre o envelhecimento saudável na terceira idade, através de pesquisa, também embasado em situações vivenciadas no dia a dia.

Ao longo do tempo o idoso vem passando por discriminação, exclusão sendo maltratado e, sendo assim, temos que mudar essa visão olhando mais para nossos idosos dando a Eles oportunidade de uma vida saudável proporcionando aumento de expectativa de vida. Para um envelhecimento saudável, faz-se necessário uma busca pela qualidade de vida por meio de uma dieta saudável, não esquecendo a atividade física.

É nosso objetivo fazer com que o idoso seja visto de forma diferenciada em cada uma das suas necessidades físicas, sociais, econômicas, culturais e políticas, como prega a legislação constante do estatuto do idoso.

.

2. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA:

Identificar a qualidade de vida do idoso e os que vivenciam o risco de vulnerabilidades sociais, garantido condições de vida saudável na terceira idade.

3. OBJETIVOS:

GERAL

- Identificar a qualidade de vida do idoso no seu contexto socioeconômico frente a garantia de direitos a envelhecimento saudável.

ESPECÍFICOS

- Analisar e enriquecer o conhecimento sobre o eixo e fatores condicionantes do envelhecimento saudável.

- Proporcionar tranqüilidade, o aumento da auto-estima e satisfação pela terceira idade.

- Desvelar a atuação do Serviço Social frente as prática interventivas no âmbito das políticas públicas como respostas as demandas apresentadas pelos idosos com especial enfoque na garantia de direitos.

4 - Justificativa:

O envelhecimento humano passa por um processo que é inerente à existência do ser. Está diretamente associado aos fatores biológicos e trás consigo um leque de desafios onde um deles é condicionar que este processo aconteça de maneira saudável e ativa. Assim, com vistas a garantir seus direitos na promoção de qualidade de vida se insere o profissional de Serviço Social, com suas dimensões constitutivas e sua atuação frente à consolidação das políticas públicas como resposta as demandas apresentadas pelos sujeitos considerados idosos. Neste sentido, utiliza de forma ética, comprometida, crítica, propositiva e estratégica instrumentos, valores, saberes, habilidades, suportes legais no enfrentamento dos recortes da questão social instaurados no seio da sociedade que tanto tem a responsabilidade de garantir direitos.

De acordo com o capitulo IV que fala dos direitos a saúde, Art. 15. É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente a terceira idade.

5 – Metodologia:

Quanto a metodologia utilizada para a construção do projeto de pesquisa, esta é de cunho qualitativa por meio de análise bibliográfica que tiveram em seu bojo temáticas pertinentes a problemática em lócus. Assim, considerando os objetivos do estudo buscou-se angariar um rico material submetido a critérios de autenticidade, credibilidade, e confiabilidade das informações.

Pesquisa que contribuiu para realidade dos idosos em relação à qualidade de vida foi realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) define qualidade de Vida como “a percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações” (1995, citado por Chachamovich, 2005, p.113). Segundo Santos et al (2002, p.1) “o conceito de qualidade de vida varia de acordo com a visão de cada indivíduo”, havendo desta forma uma ampla conceptualização na literatura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com