TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Espaço Sócio-Ocupacional Do/A Assistente Social

Por:   •  16/4/2024  •  Trabalho acadêmico  •  4.243 Palavras (17 Páginas)  •  16 Visualizações

Página 1 de 17

CLUBES DE FUTEBOL EM GOIÂNIA: ESPAÇO SÓCIO-OCUPACIONAL DO/A ASSISTENTE SOCIAL

Resumo:

O presente artigo tem como objetivo apresentar os desafios da inserção do/a Assistente Social nos clubes de futebol em Goiânia, bem como salientar as atividades e as atribuições realizadas por esse profissional averiguando a importância desse trabalho na vida dos atletas. Foi utilizada como metodologia a pesquisa bibliográfica, com certa dificuldade devido à escassez de material sobre o tema, e a entrevista semiestruturada aplicada por meio de questionário a assistentes sociais atuantes em Clubes de Futebol da capital. O materialismo histórico dialético foi o método de interpretação da realidade utilizado que permitiu observamos que uma das principais dificuldades da inserção do/a Assistente Social nesse novo espaço sócio-ocupacional em Goiânia é a condição financeira do clube de futebol. Assim, os clubes de futebol como novo espaço sócio-ocupacional de atuação do/a Assistente Social precisa ser debatido e fortalecido pelos profissionais e órgãos de representatividade da classe.

Palavras-chave: Assistente Social, espaço sócio-ocupacional, clubes de futebol.

Abstract:

The present article has an objective to present the Social Work’s challenge of insertion at football clubs in Goiânia as well as to emphasizes the activities and the responsibilities realized by this professional checking the importance of this work in athletes’ life. It was used as methodology the bibliographic research, with certain difficulty because of the scarcity material about the theme and the following interview was applied through questionnaires to Social Workers that act at Football Clubs of capital. The dialectical historic materialism was the method of the interpretation of reality used that allowed us to observe that one of the main difficulties about the Social Worker’s insertion in this new socio-occupational space in Goiânia is the financial condition of the club. Thus, the football clubs as a new socio-occupational space of the  social worker’s performance need to be debated and strengthened by the professionals and by the entities that represents the category.

keywords: Social worker, space socio-occupational, football clubs.

Introdução

O presente artigo tem como objetivo geral conhecer a atuação do/a assistente social nos clubes de futebol em Goiânia, e como objetivos específicos: apresentar os desafios da inserção do/a Assistente Social nos clubes de futebol em Goiânia, salientar as atividades e as principais atribuições realizadas pelo/a Assistente Social e averiguar a importância desse trabalho na vida dos atletas. O interesse pelo tema surgiu por ser uma área nova e pouco disseminada no meio acadêmico e profissional.

Foi sentido a necessidade de se falar do tema trazendo este debate para o meio acadêmico e desenvolvendo também embasamentos teóricos e metodológicos. Uma vez que foi percebida uma escassez de material em relação à temática, este trabalho caracteriza-se como muito relevante e imprescindível para que o leitor possa compreender a atuação profissional do(a) Assistente social neste espaço sócio-ocupacional, além de trazer novos olhares e fazer a abordagem acadêmica e científica, com isso, dando maior visibilidade relacionada à prática profissional do(a) assistente social nos clubes de futebol.

Por não haver um conhecimento difundido da atuação do/a profissional neste espaço sócio-ocupacional, surge diversos obstáculos para o desenvolvimento do trabalho nesta área, entre os quais, as dificuldades relacionadas às várias frentes de garantia de direitos dos jovens e adolescentes atendidos; a falta de conhecimento sobre este campo sócio-ocupacional; o conservadorismo presente na atuação profissional, e por fim, a dificuldade de relacionar a prática e as metodologias existentes.

Trata-se de pesquisa bibliográfica cujo levantamento é de grande relevância para o embasamento teórico, uma vez que o trabalho do/a assistente social nos clubes de futebol é pouco conhecido, conforme já dito, e se fez necessário desenvolver alguns estudos acerca do mesmo; o mesmo é uma pesquisa qualitativa, por meio de análise descritiva. Segundo Gil (2010) a pesquisa descritiva

tem como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou, então, o estabelecimento de relações entre variáveis. São inúmeros os estudos que podem ser classificados sob este título e uma de suas características mais significativas está na utilização de técnicas padronizadas de coleta de dados, tais como o questionário e a observação sistemática (GIL, 2010, p.42).

Para esta revisão foi realizado um levantamento de dados preliminar com o emprego de material digitalizado e impresso, visto que “[a] pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos” (GIL, 2007, p. 44).

Para o desenvolvimento da pesquisa três hipóteses foram norteadoras no percurso do conhecimento: os problemas financeiros e sua interferência na contratação do/a Assistente Social, o fato de que várias das atividades desenvolvidas pelo/a Assistente Social não serem privativas da profissão e a questão de gênero como condicionante para a contratação do/a Assistente Social.

        A base teórico-metodológica está pautada no materialismo histórico dialético, criado por Karl Marx e Friedrich Engels, cujo método visa compreender a sociedade, por meio das estruturas da economia e históricas além de intervir na realidade social. Buscamos por meio da história, fundamentar a necessidade do trabalho do/a assistente social nos clubes de futebol e apresentar o quanto são essenciais no processo de formação de atletas.

        Se faz necessário objetificar o conhecimento sobre a atuação do/a assistente social nos clubes de futebol, pois, o trabalho é fundante do ser social, e o homem é o único animal que atende a necessidade básica de idealizar e planejar o que ele irá fazer do seu trabalho ou do seu produto. Ele transforma o que foi idealizado em um objeto ou projeto de modo que

a verdade e a objetividade do conhecimento teórico não são perturbadas ou prejudicadas pelos interesses de classe do proletariado; ao contrário: na medida em que o sucesso da ação revolucionária social, o ponto de vista (ou a perspectiva) que se vincula aos interesses do proletariado é exatamente aquele que favorece a elaboração de uma teoria social que dá conta do efetivo movimento da sociedade (MARX, apud NETTO E BRAZ, 2006, p. 36).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.7 Kb)   pdf (164.7 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com