TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estado E Governo

Artigo: Estado E Governo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  200 Palavras (1 Páginas)  •  432 Visualizações

ESTADO E GOVERNO

Por Estado entende-se a unidade administrativa de um território. Não existe Estado sem território. O Estado é formado pelo conjunto de instituições públicas que representam, organizam e atendem (ao menos em tese) os anseios da população que habita o seu território. Entre essas instituições, podemos citar o governo, as escolas, as prisões, os hospitais públicos, o exército, dentre outras.

Dessa forma, o governo seria apenas uma das instituições que compõem o Estado, com a função de administrá-lo. Os governos são transitórios e apresentam diferentes formas, que variam de um lugar para outro, enquanto os Estados são permanentes (ao menos enquanto durar o atual sistema capitalista).

Estado “é um nação com governo” (OLIVEIRA, 2000, p. 175). Trata-se de uma entidade abstrata que não tem querer, nem agir próprio e que está delimitado por fronteiras territoriais. Quem age é o governo (as pessoas que estão em seu comando).

Governo “é um elemento transitório do Estado”, é o grupo que está no comando do estado. “o governo muda e o Estado continua*” (OLIVEIRA, 2000, p. 175).

Dito isto,

O Estado é administrado pelo governo (grupo de pessoas) o qual, em nome do Estado, domina sobre uma nação, ou seja sobre um povo que tem elementos culturais

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com