TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estado socialistas

Por:   •  24/8/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 3

O socialismo surgiu no século XIX, em oposição ao Capitalismo e ao Estado Libera. O socialismo mostra uma critica ao mundo capitalista e as más condições de trabalho e de vida do trabalhador. Deve-se destacar que o Estado Liberal preservava a prioridade da propriedade privada e as relações econômicas fundamentada no liberalismo e na acumulação de capitais tracejavam uma grande exploração dos trabalhadores. Nesta concepção o socialismo retrata igualmente uma critica ao Estado Liberal, à condição econômica da sociedade e a divisão de classes típica do capitalismo liberal do século XIX.

O socialismo tem características especificas, entre elas pode-se apontar estas como as principais:

• Mudança na forma de produção econômica criado na propriedade privada dos meios de produção, protegendo a administração e a propriedade pública ou coletiva dos mesmos, além do controle do direito do proprietário;

• Igualdade de convivência para toda a população através da ação do poder do Estado;

• Alguns dos mais importantes recursos econômicos vivem sob o controle das classes trabalhadoras.

Sendo assim o socialismo sugere o término da propriedade privada dos meios de produção e a tomada do poder por parte dos trabalhadores e domínio do Estado e divisão democrática de renda.

Fonte: http://www.resumoescolar.com.br/historia/resumo-do-socialismo/

Fonte: http://www.getulionascimento.com/news/capitalismo-e-socialismo/

O Estado socialista preserva:

• O término da propriedade privada;

• A repartição da riqueza;

• Acabar com a divisão de classes;

• Economia programada;

• Diminuição da desigualdade social.

A Rússia foi o primeiro país a introduzir esse tipo de regime, com a revolução em 1917, quando os bolcheviques comandados por Lênin estabeleceram o socialismo e acabaram com o governo monarquista do poder. Com exceção da União das Repúblicas Socialistas e Soviéticas, outros países adotaram ao socialismo em diferentes lugares do mundo, como por exemplo a antiga Alemanha Oriental, a China, Cuba, também entre esses estão alguns países africanos e alguns do sudeste da Àsia.

No começo do século XX, a Rússia já havia uma população com aproximadamente 170 milhões de pessoas, formada por uma população com diferentes origens e religiões, instalada em um grande território, que alcançava parte da Europa e da Ásia.

Na obra "Manifesto do Partido Comunista", Karl Marx e Friedrich Engels utilizaram o conceito de materialismo histórico-dialético criado na ideia de que, com o passar da história, as sociedades ficaram conhecidas pelo conflito de classes.

Marx tinha como uma das principais criticas baseadas na ideia de que o capitalismo centraliza injustamente a riqueza e o poder nas mãos de uma pequena parte da sociedade - definida por ele de burguesia - que domina o capital e deriva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (42.7 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com