TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GOLPE DE ESTADO MATA REI AFEGÃO MOHAMMED ZAHIR SHAH, GOVERNO SOCIALISTA É INSTAURADO NO PAÍS

Dissertações: GOLPE DE ESTADO MATA REI AFEGÃO MOHAMMED ZAHIR SHAH, GOVERNO SOCIALISTA É INSTAURADO NO PAÍS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 3

CABUL – O Partido Democrático do Povo do Afeganistão (PDPA), partido comunista recém-formado e apoiado pela URSS, anunciou hoje que havia tomado poder e que era comunista iria se iniciar no Afeganistão. O governo do Rei Mohammed Zahir Shah chegou a um fim violento nas primeiras horas da manhã deste 26 de Outubro, quando as unidades militares soviéticas e as leais à facção Khalq do PDPA invadiram o palácio real localizado no coração de Cabul. Com a ajuda de alguns aviões da força aérea militar do Afeganistão e da URSS, que eram principalmente os soviéticos MiG-21 e SU-7s, as tropas soviéticas e insurgentes superaram a resistência da Guarda Presidencial e mataram Zahir e a maioria dos membros de sua família.

Testemunhas, quando perguntadas sobre os primeiros sinais de golpe em Cabul, relataram uma coluna de tanques que se dirigia para a cidade, fumaça de origem desconhecida, perto do Ministério da Defesa, e homens armados, alguns com uniforme militar e outros não, guardando Pashtunistan Circle, um cruzamento importante na capital afegã . Os primeiros tiros ouvidos estavam perto do Ministério do Interior na seção New City (Shari Nau) de Cabul, onde policiais aparentemente confrontavam a coluna de tanques que avançava. A partir daí, a luta se espalhou para outras áreas da cidade. Mais tarde, os primeiros aviões de combate Su-7s, voaram baixo e dispararam foguetes contra o Palácio Nacional, no centro da cidade. Um núncio foi transmitido pela estatal Radio Afeganistão que os Khalq derrubaram o regimeZahir. O uso da palavra Khalq, e sua associação tradicional com os comunistas no Afeganistão, deixou claro que o PDPA estava conduzindo o golpe e também que os rebeldes haviam capturado a estação de rádio. Zahir foi carregado até as escadas do palácio e baleado na frente de todos.

O presidente soviético Nikita Khrushchev disse hoje, para o jornal soviético Pravda, que o PDPA contatou os governos da URSS, Romenia e Checoslovaquia após o anuncio da base militar americana no Irã temendo que o mesmo pudesse acontecer no Afeganistão e que o capitalismo americano se espalhasse com ainda mais força pelo país e que algo deveria ser feito, relembrando Khrushchev de sua promeça de retaliação. O romeno Gheorghe Gheorghiu-Dej, disse que apoiava a mudança de governo, mas que negou o pedido de ajuda do PDPA dizendo que a Romenia não iria se envolver diretamente neste conflito. O líder da Checoslovaquia, Antonín Novotný, disse que a revolução foi planejada pelo PDPA, Checoslovaquia e URSS - os dois últimos dando apoio militar – para cessar com os abusos de poder que Zahir estava fazendo durante seu governo. O sucesso do golpe foi considerado uma vitória pelos governos da URSS, Cuba, Checoslovaquia, Romenia e Iuguslavia. Os líderes do Reino Unido, EUA, França, Arábia Saudita e Paquistão estam se reunindo para decidir o que fazer com o problema e anunciaram que o golpe fere todas as normas internacionais e que foi um golpe baixo de tentativa de vingança soviética pela base em Astara e que apoiariam qualquer moviemento vindo dos afegães para a tentativa de retirar os comunistas do governo.

...

Baixar como  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »