TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Didática

Pesquisas Acadêmicas: Estagio Didática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  4.069 Palavras (17 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 17

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................01

2 DESENVOLVIMENTO.............................................................................................04

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................16

REFERÊNCIAS..........................................................................................................17

1. INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado é a disciplina articuladora entre a formação teórica e a prática pedagógica, visando ao desenvolvimento das habilidades necessárias à formação de profissionais competentes para o magistério do Ensino Fundamental e Médio.

O Estágio Supervisionado envolve as atividades desenvolvidas com alunos e professores na escola ou em outros ambientes educativos sob o acompanhamento e supervisão da Instituição formadora. Inclui atividades de observação e regência de turma, além de ações relativas a planejamento, análise e avaliação do processo pedagógico, visando à reorganização do exercício docente. Envolve também as várias dimensões da dinâmica escolar: gestão, interação dos professores e relacionamento escola / família / comunidade / empresa.

Uma identidade profissional constrói-se com base na significação social da

profissão; na revisão constante dos significados sociais da profissão; na revisão das tradições. Mas também na reafirmação das práticas consagradas culturalmente e que permanecem significativas. Práticas que resistem a inovações porque são prenhes de saberes válidos às necessidades da realidade, do confronto entre as teorias existentes, da construção de novas teorias. Constrói-se também pelo significado que cada professor, como ator e autor, confere à atividade docente do seu cotidiano com base em seus valores, seu modo de situar-se no mundo, suas histórias de vida, suas representações, seus saberes, suas angústias e seus anseios (PIMENTA, 1997, p.42).

Assim, o Estágio Supervisionado é fundamental para a formação do educador comprometido com a construção de uma nova prática pedagógica.

Estágio Supervisionado é o conjunto das atividades de ensino-aprendizagem relacionadas ao meio social, profissional, cultural e didático-pedagógico, proporcionadas ao aluno pela participação em situações reais de vida e trabalho, realizado na comunidade em geral e junto a pessoas jurídicas de direito público ou privado.

Esta pesquisa se baseia em organização histórica, legal e curricular do curso de formação de professores em nível médio. O presente relatório refere-se às atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado – Magistério Nível Médio, na cidade de Limeira, SP, realizado na E.E. Prof. Wiliam Silva, no período de 08 de abril a 11 de abril de 2010, totalizando 16 horas.

Sob a supervisão de Rosângela Aparecida Barbosa, pedagoga responsável pela instituição.

Os objetivos desta produção de aprendizagem são:

 Compreender a prática docente como experiência profissional, analisando as políticas educacionais do curso de formação de professores em nível médio;

 Compreender os aspectos teórico-metodológicos para o planejamento de aulas;

 Compreender de forma clara como planejar uma aula de oficinas através da pesquisa e observação;

 Analisar as organizações históricas, legais e curriculares do curso de formação de professores em nível médio.

Para meu processo de formação é de grande importância esta pesquisa e prática, pois oferece a possibilidade da construção do conhecimento a respeito dos temas citados. Considero que esses temas articulados em seus objetivos e integrados na mesma metodologia e conteúdos pedagógicos possam contribuir e muito para o processo de ensino aprendizagem. E para minha futura formação pedagógica, pois compreender as dificuldades seres tão carentes de compreensão e entendimento em suas necessidades e dificuldades.

Ao observar a prática de um educador, invariavelmente diferente de um lugar para outro, por exemplo, o estagiário precisa ter condições de apreender a(s) teoria(s) que a sustenta(m) e poder realizar uma leitura pedagógica para além do senso comum, tendo como base teorias e fundamentos estudados e confrontados com as situações da prática profissional para a produção de alternativas e de novos conhecimentos. Estamos referindo-nos às práxis, à capacidade de articular dialeticamente o saber teórico e o saber prático. (GOMES, 2009, p.75).

A metodologia utilizada para a realização desta pesquisa baseou-se na leitura de livros de diversos autores, pesquisas em sites da Internet, visita que realizei a uma instituição formal de ensino, onde coletei vários dados sobre a formação e docente e também leitura dos livros que compõe as quatro disciplinas desta UTA que são:

• Pesquisa e Prática Profissional - Magistério Nível Médio;

• Didática;

• Currículo Escolar;

• Formação de Professores.

Bem como entrevistas com vários pedagogos em suas mais diversas funções, como professores coordenadores pedagógicos e diretores.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 INDENTIFICAÇÃO DA INTITUIÇÃO ESTAGIADA

O estágio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com