TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Supervionado II

Dissertações: Estagio Supervionado II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  1.715 Palavras (7 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 7

Andréa Rodrigues – RA:4348879801

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

OSASCO - SP

2014

Andréa Rodrigues – RA: 4348879801

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância – CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado II

OSASCO, SP

2014

Sumário

• Introdução

1 - Dados da Instituição

2 – DADOS DO PROJETO

2.1-Outubro Rosa..........................

2.2-Ação Social de Jandira

2.3 – Municipio de Jandira e no

3 9

4 Cronograma 9

5 Investimento 9

6 Meta de Público Alvo 9

7 Metodologia 9

8 Indicadores 9

9 Coordenação do Projeto 10

10 Equipe Responsável 10

11 Considerações Finais 10

12 Bibliografia 12

IDENTIFICAÇÃO

Nome do (a) Estagiário (a): Andréa Rodrigues

Curso: Serviço Social

Telefone: (11) 96356-7770 e-mail: andrea1979_rodrigues@hotmail.com

Nível do Estágio Supervisionado: Nível II

Local do Estágio: Secretaria de Ação Social e Cidadania / Jandira SP

Endereço: Rua José Manoel da Conceição s/n-Praça das Bandeiras-Centro-Jandira /São

Paulo/Prefeitura Municipal.

Telefone: (11) 4772-7222

Nome da Supervisora Acadêmico: Fernanda CRESS

Nome do Supervisor de Campo: Eusmize Pedro da Costa CRESS 27.676

Carga Horária: 130h Início: 27/08/14 Término: / /14

Representante Legal: Caritas Benites.(S.A Social)

Orgão Público

Endereço: Manoel Alves Garcia, 100- Jardim São Luis- CEP 06618-010

Telefone:(11) 4619-8200- CNPJ: 46.522.991/0001-73

Representante Legal

Prefeito: Geraldo Teotonio da Silva

e-mail: procon@jandira.sp.gov.br /adm.contato@jandira.sp.gov.br

Apresentação

Esse trabalho acadêmico corresponde ao Estágio Supervisionado II, apresentada à Universidade Anhanguera – Uniderp Centro de Educação à Distância. Através desse conteúdo irei descrever a rotina sócio administrativa que a Instituição/ Secretaria de Ação Social e Cidadania desenvolve junto ao seu município de Jandira. O trabalho realizado teve um grande significado para mim, tanto em nível acadêmico quanto de conhecimento e praticas do Serviço Social, pois me possibilitou conhecer na prática demandas e questões sociais advindas das desigualdades sociais.

O campo de observação que foi cedido para esse estágio, mostrou através da rotina de campo como a organização contribui para a tentativa de amenizar os problemas da política social.

O trabalho na Secretaria é continuo pois possui projetos para serem colocados em pratica, busca a cada dia a melhoria tanto na estrutura quanto no social e prestação de serviço.

Andréa Rodrigues

I – INTRODUÇÃO

O presente relatório intitulado Estágio Supervisionado em Serviço Social I e II tem o objetivo apresentar as atividades desenvolvidas durante o estágio curricular, que foram devidamente acompanhadas pela disciplina Laboratório do Ensino da Prática I e II. As quais se destinam a abordar as observações técnicas utilizadas pelo assistente social, correlacionando a teoria com a prática por meio de uma leitura da realidade de cada usuário, bem como das demandas institucionais.

Trata-se de um trabalho que traz em seu bojo as dimensões técnico-operativas da profissão, em que é evidenciada a atuação do assistente social junto à realidade posta em seu cotidiano.

A experiência de estágio é um momento de muita expectativa, pois é o momento em que os discentes podem observar a prática de sua futura profissão, possibilitando a concretização da finalização do curso de Serviço Social com a proposta interventiva na instituição objeto de estudo. A partir daí são lançadas as possibilidades para solucionar as inquietações observadas no espaço do campo de estágio.

DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL

Esse documento apresenta as orientações para a elaboração do Diagnóstico Institucional. Identificação do Campo:

Nome da organização:

Secretária Municipal Ação Social e Cidadania

Endereço completo:

R. José Manoel da Conceição s/n – Praça das Bandeiras – Centro – Jandira/São Paulo/ Prefeitura Municipal.

Telefone:

(11) 4772-7222

(11) 4619-8200

E-mail: procon@jandira.sp.gov.br / adm.contato@jandira.sp.gov.br

Identificação do Supervisor de Campo

Nome da Supervisora:

Eusmize Pedro da Costa

Nº do CRESS: 27.676

E-mail: Eusmize@hotmail.com

Descrição geral do campo:

A Secretária e Ação Social é responsável pelo comando da política de assistência social da Prefeitura, desenvolvendo serviços e amparo aos mais carentes. Compete à Secretária formular, implantar e avaliar a política de assistência social, contemplando a segurança social em seus programas, projetos, serviços e benefícios nas políticas de acolhida, proteção, provisão, convívio e defesa de direitos, além de gerir e manter os sistemas de vigilância social às pessoas em situação de vulnerabilidade social e risco pessoal. Cabe também à secretaria gerir e manter os sistemas de vigilância social às pessoas em situação de risco, como a ajuda da Defesa Civil no atendimento as vitimas de situação de emergência ou calamidade publica.

Histórico da instituição: origem, cultura organizacional, símbolos, entre outros:

A Secretaria de Ação Social é uma unidade pública responsável pelas demandas continuadas de proteção social básica as famílias, grupos indivíduos em seu contexto comunitário, visando dar orientação e fortalecimento do Convívio-Familiar

Finalidades:

Formular, coordenar e avaliar a política municipal de Assistência Social, visando conjugar esforços dos setores governamentais e privado, no processo de desenvolvimento social do município.

Promover a conscientização da população, com visitas ao fortalecimento das organizações comunitárias, como direito legitimo do exercício da cidadania, fiscalizar as entidades e organizações sociais beneficiadas com recursos financeiros da União, do Estado e do Município.

Executar as atividades relativas à apresentação de serviços e ao desenvolvimento da qualidade de vida da população, através de ações de desenvolvimento comunitário.

Articular a rede de serviços sócios assistenciais locais e demais políticas setoriais, encaminhando as famílias para a rede de serviços, bem como, elaborando juntamente com a família o seu plano de emancipação;

Objetivos:

O Departamento de Assistência é Integral à Comunidade e tem por objetivo a execução dos programas, projetos e serviços de assistência social junto a grupos específicos em situação de vulnerabilidade social, bem como prestar assessoria técnica às organizações comunitárias, Cras, Creas, Caps etc.

Valorizar a família e seus membros, desenvolver ações de promoção social de pessoas e trabalhar pela redução da pobreza. São alguns dos principais objetivos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania do município. A família é provedora de cuidados aos seus membros e, como tal precisa também de cuidados e proteção do Estado. O reconhecimento da importância no contexto da vida social explicita no artigo 226 da Constituição Federal está por sua vez endossa no artigo 16 da Declaração dos Diretos Humanos, que define a família como núcleo natural e funcional da sociedade, com direito à proteção da sociedade e do estado.

Demandas atendidas pela instituição:

São muitas famílias cadastradas em vários programas sóciais que a própria Secretária se encarrega de encaminha-lás aos locais adequados para que sejam atendidas como os Cras e Creas, localizados nos bairros da cidade demandas atendidas pela instituição como: Programa Bolsa Família, que é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza: Programa Viva Leite que é um programa junto com o governo do estado, e a assistência social tem por obrigação dar suporte a ess as crianças: Projovem é um Programa socioeducativo que atende jovens de 15 a 17 anos que estejam cadastrados no programa social.

Principais características da população atendidas pela instituição:

Destina-se à população que vive em situação de fragilidade decorrente da pobreza, ausência de renda, acesso precário ao nulo aos serviços públicos, visa promover a emancipação social, o fortalecimento de vínculos ora perdidos, desenvolvendo assim a cidadania para cada um de seus membros.

Experiência Obtida CRES/CRAS do Município de Jandira/SP

O tema trabalhado e estudado foi possível concluir que desenvolver este trabalho, foi muito importante para uma boa formação acadêmica, através dele consegui aplicar um pouco dos conhecimentos teóricos, como também impulsionou buscar em diversas fontes conceitos sobre o assunto.

A realização do estágio na Ação Social do município de Jandira/SP, consegui compreender um pouco sobre as atribuições da estagiária, onde foi possível aproximar um pouco mais do Serviço Social na pratica, que esta sendo inserido apreendendo com a prática cotidiana o trabalho executado pelas profissionais do Serviço Social, observei e acompanhei o trabalho e as demandas dos Programas onde o usuário necessita do atendimento e acompanhamento do profissional do Serviço Social desta instituição.

Programas e projetos encontrados no CREAS/CRAS

Palestras sobre gravides na adolescência

Orientação e Palestra para pacientes do Programa DST/AIDS

Cadastro do Bolsa Família

Cadastro e entrega do Viva Leite

Orientação aos Usuários do SUS

Planejamento Familiar

Entrega de Preservativos Femininos e Masculinos

TIPO DE PROGRAMAS

CRIANÇAS

ADOLESCENTE

ADULTO

3.IDADE

Palestras sobre gravides na adolescência 0% 60% 0% 0%

Orientação e Palestra para pacientes do Programa DST/AIDS 0% 40% 50% 50%

Cadastro do Bolsa Família 0% 0% 100%

Cadastro e entrega do Viva Leite 0% 0% 50% 50%

Orientação aos Usuários do SUS 0% 0% 50% 50%

Planejamento Familiar 0% 10% 40% 30%

Entrega de Preservativos Femininos e Masculinos 0% 30% 40% 10%

Meta

Abranger de maneira informativa 70% dos profissionais de Serviço Social e demais profissionais da Ação Social que serão objetos da intervenção.

Usuários

• Profissionais da área de Serviço Social e demais profissionais dos CRES/CRAS do Município de Jandira ao Atendimento aos Usuários.

• População da área de abrangência das instituições a serem visitadas.

Monitoramento e avaliação de resultados

Para o monitoramento serão adotados os relatórios com os resultados de cada visita, bem como a coleta de assinatura do profissional em folha de frequência.

A avaliação dos resultados dar-se-á ao longo da intervenção, na medida em que forem detectados os retornos com os comentários e dúvidas a respeito dos serviços de atendimento dos CRES/CRAS, estes evidenciados no site da Ação Social da Prefeitura do Município de Jandira e nos encaminhamentos das usuárias a essas instituições, principalmente no ato do acolhimento diferenciado, tendo em vista a situação de violação de direitos.

Recursos humanos e materiais

Os trabalhos serão desenvolvidos pela estagiária em Serviço Social com o apoio da equipe da Ação Social, constituída pela Coordenação, Assistente Social e Psicóloga. A contribuição dos profissionais residirá em dar suporte técnico nas dúvidas evidenciadas no site.

Recursos Humanos:

PROFISSIONAIS QUANTIDADE ATUAÇÃO/ABORDAGEM

COORDENADORA

01

Dar suporte técnico a respeito da rede de atendimento ao usuário

ASSISTENTE SOCIAL

01 Dar suporte técnico de acordo com a área de formação acerca da atuação profissional e dos encaminhamentos realizados.

PSICÓLOGA

01 Dar suporte técnico de acordo com a área de formação acerca da atuação profissional e dos encaminhamentos realizados.

ESTAGIÁRIA

01 Visitar as instituições mais usuais da rede de atendimento, com vistas a distribuir cartilhas com o endereço eletrônico, explicando os serviços oferecidos pela Ação Social do Município de Jandira.

Recursos Materiais:

• Transporte para deslocamento em visitas institucionais;

• Folders;

• Caneta, papel A4 e lápis;

Planilha orçamentária

MATERIAIS QUANTIDADE VALOR UNITÁRIO VALOR TOTAL

Caneta Esferográfica

10 unidades

R$ 0,50

R$ 5,00

Folders 100 unidades R$ 3,00 R$ 300,00

Lápis 10 unidades R$ 0,10 R$ 1,00

Papel A4 1 pacote com 500 folhas R$ 13,00 R$ 13,00

Gasolina 200 litros R$ 2,50 R$ 500,00

TOTAL DOS GASTOS 819,00

Cronograma

O plano de ação será desenvolvido durante o ano de 2010. Para a conclusão do projeto será realizada a avaliação dos resultados para detectar a sua eficácia.

Período

Etapas

Mês

1

Mês

2

Mês

3

Mês

4

Mês

5

Mês

6

Mês

7

Mês

8

Mês

9

Mês

10

Elaboração do Projeto X X X X - - - - - -

Construção do Site - - X X X X X - - -

Alimentação dos dados do Site - - X X X X X X X X

Criação de folder - - - - X X - - - -

Comunicação junto aos CRAS/CRES

Visita Institucional - - - - - X X X X X

Divulgação do folder - - - - - X X X X X

Monitoramento e Avaliação dos Resultados - - - - - X X X X X

Apresentação do relatório final

SISTEMÁTICA DE OPERACIONALIZAÇÃO

Produção dos Instrumentos de Trabalho necessários à execução

O planejamento é um mecanismo indispensável à execução das ações, visto que através dele podem-se retificar possíveis erros e registrar/ampliar atividades que surtiram o efeito esperado. A partir dessa nuance abre-se o espaço para a avaliação da solução encontrada no campo de estágio.

2-OUTUBRO ROSA

2.1 -Jandira promove diversas ações no Outubro Rosa

...

Baixar como  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »