TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio serviço social

Por:   •  19/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.707 Palavras (7 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

Mônica Bezerra Gomes

Depressao pós parto

Um Caso de Emergencia

2016-11-14

RELATORIO DE ESTAGIO

A gestação na adolescência é um problema mundial de saúde pública , pois atinge principalmente a Classe Social mais carentes  e de menor escolaridade, sendo na maioria das vezes não desejada. Sabemos que quanto menor a escolaridade tem maior probabilidade de ocorrer gestação e que esta faz com que a adolescente pare de estudar.

Foi realizado no HOSPITAL JAILTON MESSIAS DOS ALBUQUERQUE onde foi observado que maior parte das gestantes é ainda adolescente, que perdem oportunidades que a vida poderia oferecer, tendo um grande numero destas adolescentes com depressão pós-parto como relato o anexo, o plano de ação para ser executado primeiramente foi avaliado pelo diretor geral juntamente com a psicóloga e uma assistente social que achou o tema pertinente a instituição da qual o estagio seria executado.

Pois bem o plano agora aprovado chegou a hora de executá-lo e foi feito da seguinte forma

As conseqüências surgem quando a adolescente tem que parar de estudar, nem que seja por um pequeno período para se dedicar integralmente ao filho pequeno, quando o mesmo estiver um pouco maior terá que deixar com outras pessoas para que possa ao menos concluir os estudos e isso gera certo medo o que faz com que ela entre em um processo de eterna melancolia.

Muitas ainda não tomaram conhecimento do risco que ocorrem ao não se prevenirem como fazendo uso de preservativo e anticoncepcional, a prevenção além de evitar uma gravidez indesejada ela também pode prevenir os jovens contra as terríveis DSTS (Doenças Sexualmente Transmissíveis) que assolam grande parte da população Brasileira devido às relações sexuais sem programações.

Através de atividades laborativas , entrevista com as gestantes podemos identificar dentro de um mês quatro que se enquadravam nos sintomas de depressão pós parto e que foram encaminhada para os seus respectivos profissionais, para que desta foram tivessem o tratamento adequado, pude participar de algumas entrevistas e é impressionante como a maioria estão nesta situação por fatores emocionais e como abandono de seus parceiros, por isso acabam por gerar um sentimento negativo para com os seus bebes.

Quando e detectado esta recusa da mãe para com o filho a levamos para o berçário, depois mostramos a ela a importância do aleitamento para que os laços sejam efetivados de fato.

        As mães demonstram emoção, após dois ou três dias e quando voltamos para uma nova avaliação eles nos contam que a reconciliação com seu filho e como se estivesse o vendo pela primeira vez o que nos deixou muito feliz pois desta forma podemos perceber nestas mães uma recuperação e um sucesso em nossa forma de trabalhar que devolve a ela a vontade de viver e para quem viver que esta nova vida que esta a espera de sua cuidadora.

Todos os procedimentos feitos por nos e acompanhado por uma assistente social e uma psicóloga que nos mostra a exatidão dos sintomas e hoje podemos ver que a nossa orientadora de campo foi essencial para que nos pudéssemos aprender os ofícios de nossa profissão.

No período de nosso estagio houve dias tentativas de abandono mais não foram efetivados graças à intervenção dos profissionais da saúde que recebem de minhas mãos as mães que se encontram com depressão pós-parto.

Uma coisa que achei muito interessantes formas palestras, pois e difíceis em hospital mais aproveitaram que estávamos com um bom números de mães com os filhos na neonatal para convida-das para uma palestra, foi muito interessante pois mostramos filmes, relatos de mães historias de aborto e ali naquele momento pudemos realmente sentir que se passava a historia da vida das mães que graças a deus não desistiram de ter seus filhos e podem olhar a sua volta e ver um anjo que deus colocou em suas vidas foi muito gratificante.

Outro instrumental que usamos para ajudar as mães com depressão pós parto foi a visita de campo pois para intervirmos precisamos conhecer a realidade de cada uma e fato que pelas condições não podemos visitar todas mais escolhemos algumas para termos como exemplo dentro do campo de estagio, e percebemos que nem todas vivem em condições difíceis muitas despertam o distúrbio por fatores que muitas vezes a própria gravidez as impõe.

Atividades realizadas

  1. Pesquisas de campo
  2. Entrevistas com familiares e gestantes  
  3. Visitas domiciliares para comprovação de dados
  4. Palestras com gestantes para  resgatar os valores familiares.
  5. Reuniões com assistentes sociais, psicólogos
  6. Grupos de convivência entre gestantes no hospital  
  7. Acompanhamentos;
  8. Orientações;
  9. Encaminhamentos.

Conclusão

        Acabamos de passar pela etapa mais importante que foi a execução de um projeto do qual estamos inseridos diretamente, fator que me fez ver o quanto foi importante para a minha formação e capacitação profissional pois encontrei profissionais qualificados que puderam me dar um bom suporte para que possa ser uma profissional competente e com responsabilidade dentro de minha profissão.

        Aprendi e pude compreender com clareza a verdadeira face da depressão pós- parto e dentro desta temática tão insignificante para muitas pessoas pude da ênfase ao assunto e mostra para a instituição que o problema existe e precisa ser tratado como tal.

Anexo I

                                                                                                                

[pic 3][pic 4]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

Depressao pós parto

Um Caso de Emergencia

PROJETO DE AÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (106.3 Kb)   docx (40 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com