TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura De Mercado

Pesquisas Acadêmicas: Estrutura De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 2

Estruturas de mercado

Um mercado é constituído de compradores e vendedores. A palavra mercado pode tanto se referir a uma economia como um todo – o mercado brasileiro ou mercado de São Paulo, por exemplo – ou a um produto ou um setor específico qualquer – o mercado de trabalho, o mercado agrícola, o mercado de automóveis, de calçados ou de livros.

Observa-se, de outra parte, que as relações entre compradores e vendedores seguem padrões diferentes, dependendo do tamanho desse mercado, do número de agentes econômicos (vendedores e compradores) que nele atuam e até mesmo do tipo de produto comercializado. Como resultado, a forma como os preços são determinados varia de acordo com as características de cada mercado. Essas características permitem diferenciar quatro estruturas básicas de mercado:

i) Concorrência perfeita

ii) Monopólio

iii) Oligopólio

iv) Concorrência monopolística.

Geralmente, na literatura econômica, o monopólio, o oligopólio e a concorrência monopolística são chamados demercados imperfeitos.

Características da Concorrência Perfeita

A característica do mercado em concorrência perfeita é que, a longo prazo, não existem lucros extras ou extraordinários (onde as receitas superam os custos), mas apenas os chamados lucros normais, que representam a remuneração implícita do empresário (seu custo de oportunidade, ou o que ele ganharia seaplicasse seu capital em outra atividade, que pode ser associado a uma espécie de rentabilidade média de mercado). Assim, no longo prazo, quando a receita totaliguala o custo total, o lucro extraordinário é zero, embora existam lucros normais,

6

pois nos custos totais estão incluídos os custos implícitos (que não envolvemdesembolso), o que inclui os lucros normais. A hipótese de que a empresa,individualmente, seja incapaz de alterar o preço do produto tem uma conseqüênciaimportante, porque implica a curva de demanda do produto ser perfeitamenteelástica, ou seja, horizontal, como vê a figura a baixo:

Demanda da Concorrência Perfeita ± Fonte: Paulo Nunes, 2007

A concorrência perfeita é um mercado transparente, pois se existir lucrosextraordinários, atrairá novas firmas para o mercado, acarretando o aumento daoferta de mercado, os preços de mercado tenderão a cair, e conseqüentemente oslucros extras, até chegar a uma situação onde só existirão lucros normais, cessandoo ingresso de novas empresas nesse mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com