TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudar a evolução histórica da gestão da produção da revolução industrial até o presente dia

Projeto de pesquisa: Estudar a evolução histórica da gestão da produção da revolução industrial até o presente dia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.264 Palavras (6 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 6

Passo 01: Pesquisar a evolução histórica da administração da produção desde a revolução industrial até os dias de hoje.

Just in Time: Processo que gerencia a produção, objetivando o maior volume possível da produção, usando o mínimo de matéria-prima, embalagens estoques intermediários, recursos humanos, no exato momento em que requerido tanto pela linha de produção quanto pelo cliente. É necessário um controle rígido para que o abastecimento aconteça exatamente quando solicitado, com qualidade, evitando gerar estoque em excesso, escassez ou desperdício do produto.

Engenharia Simultânea: Se refere à participação de todas as áreas funcionais da empresa no desenvolvimento do projeto do produto. Tanto os clientes como os fornecedores são também envolvidos, com o objetivo de reduzir prazos, custos e problemas na fabricação e comercialização.

Tecnologia de Grupo: uma filosofia de engenharia e manufatura que identifica as similaridades físicas dos componentes com roteiros de fabricação semelhantes, agrupando-os em processos produtivos comuns. Facilita a definição de células de produção.

Consórcio Modular: É necessário que haja uma padronização e especificação dos processos, uma vez que existem várias empresas, com culturas organizacionais distintas. Cada parceiro deve, também, especificar os processos, prover recursos materiais, peças necessárias para a montagem, ferramentas e controle utilizados. Como principais vantagens, o consórcio modular permite a redução nos custos de produção e investimentos. Diminui ainda os estoques e o tempo de produção dos veículos, aumentando a eficiência e produtividade, além de tornar mais flexível a montagem de veículos.

Células de Produção: Unidade de manufatura e/ou serviços que consiste em uma ou mais estações de trabalho, com mecanismos de transporte e de estoques intermediários entre elas. As estações de trabalho são geralmente dispostas em forma de “U” com objetivo de haver maior velocidade de produção. Exige que funcionário seja polivalente, ou seja, participe de todo o processo com todos os funcionários, estabelecendo integração da equipe de trabalho. Visa a melhoria de controle da qualidade: o defeito, muitas vezes, pode ser detectado e corrigido na própria estação;

Desdobramento da Função Qualidade: Metodologia que visa levar em conta, no projeto do produto, todas as principais exigências de consumidor a fim de não somente atende-las como também suplantá-las.

Comakership: O mais alto nível de relacionamento entre cliente e fornecedor representado por conceitos como os de confiança mutua, participação e fornecimento com qualidade assegurada.

Sistemas Flexíveis de Manufatura: É como um agrupamento de estações de trabalho semi-independentes controladas por computador, interligada por um sistema automatizado de transporte ou manuseio. Assim, é uma evolução em relação às máquinas CNC que trabalham isoladamente. A integração das mesmas, pelo sistema automatizado de transporte, também controlada por computador.

Manufatura Integrada por Computador: É um sistema que envolve todas as etapas da produção com a aplicação de sistemas informatizados que integra o projeto do produto e sua manufatura, oferecendo flexibilidade, integração de dados e apoio durante o ciclo de vida do produto.

Benchmarking: Comparações das operações de um setor ou de uma organização em relação a outros setores ou concorrentes diretos ou indiretos. Este acompanhamento das empresas líderes, em seus segmentos envolve mais diversos aspectos, como prática e desempenho, podendo ocorrer interna ou externamente á organização, a fim de melhorar sua criatividade para atingir seus objetivos.

Produção Customizada: É aquela direcionada para o consumidor, conforme suas exigências, resultando num produto de seu gosto.

Elaborar uma síntese de aproximadamente 500 palavras.

Just-in-time tem como objetivo eliminar o desperdício colocando o componente certo, na hora certa, no lugar certo. Engenharia simultânea é a participação de todas as áreas da empresa com o objetivo de ajudar no projeto do produto. Tecnologia de grupo procura os componentes semelhantes e agrupa no mesmo processo produtivo. Consórcio modular é quando mais de uma empresa, com diferentes especialidades (módulos) se reúnem num mesmo lugar com o objetivo de montar um único produto. Células de produção são estações de trabalho dispostas em forma de “U” como objetivo de aumentar a produtividade e melhorar e qualidade, de forma que todos os funcionários possam participar do processo de produção fazendo com que se reduza o tempo de entregar do produto vendido. Desdobramento da função qualidade é projetar um produto que atenda as principais exigências que o consumidor precisa. Comakership é uma espécie de ligação entre cliente e fornecedor, permite que o fornecedor participe do planejamento do projeto pois tem com o cliente um contrato de fornecimento de longo prazo. Sistemas flexíveis de manufatura são máquinas automatizadas com controle numérico e equipadas com habilidades de mudança rápida de ferramentas que podem ser usadas para diferentes produtos. Manufatura integrada por computador é a integração total da operação manufatureira por meio de sistemas de computadores. Benchmarking é a comparação de produto, serviço e práticas empresariais, importante instrumento de gestão que é realizado através de pesquisar para comparar ações de cada empresa. Produção customizada é um tipo de manufatura direcionada para o consumidor, conforme suas exigências, resultado num produto de seu gosto.

Passo 02: Identificar uma organização em que a equipe de trabalho possa desenvolver o desafio proposto e descrever: nome da empresa, localização, tipo de segmento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com