TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Das Ciências Sociais

Ensaios: Estudo Das Ciências Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2014  •  4.894 Palavras (20 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 20

SUMARIO

1 OBJETIVO........………………………………………………......……….....3

1.1 OBJETIVO GERAL.....……………………………………………...............3

1.2 OBJETIVO ESPECÍFICO...............................................................................3

2 JUSTIFICATIVA.............................................................................................4

3 RELATÓRIO FINAL......................................................................................5

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................................6

5 APÊNDICE.......................................................................................................7

5.1 APÊNDICE CULTURA, INDIVIDUO E SOCIEDADE............................8

5.2 APÊNDICE CIÊNCIAS SOCIAIS ............................................................11

5.3 APÊNDICE TRABALHO, CONSUMO E SOCIEDADE ........................15

5.4 APÊNDICE INTERAÇÕES SOCIAIS NO COTIDIANO DA SOCIEDADE

ATUAL.............................................................................................................17

5.5 APÊNDICE DIVERGÊNCIA SOCIAL, IMAGENS..................................19

5.6 APÊNDICE DIVERGÊNCIA SOCIAL .....................................................20

5.7 APÊNDICE EXPLORAÇÃO DO MEIO AMBIENTE).............................22

5.8 APENDICE PROBLEMAS E REFLEXÕES SOBRE O MEIO AMBIEN-

TE......................................................................................................................23

1 OBJETIVO

O objetivo deste trabalho é abordar a importância da sociologia no nosso cotidiano, falar sobre cultura, individuo e sociedade e qual a importância de cada um deles para o ser humano. Iremos apresentar as principais características dos agentes de socialização e informar como e qual a importância do processo de socialização que acontece na infância, onde são introduzidos em nosso aprendizado regras, costumes e crenças, do que é considerado e estabelecido pela sociedade como sendo certo ou errado. Também falaremos sobre trabalho, consumo e sociedade, como nós reagimos na nossa sociedade, como pensamos, como sentimos, enfim varias maneira de ver todos esses aspectos, inclusive assuntos de desigualdade social e exploração do meio ambiente, que são problemas da nossa sociedade.

1.1 OBJETIVO GERAL

O objetivo das Ciências Sociais é ampliar os nossos conhecimentos sobre o ser humano e o seu convívio em sociedade. É saber o conhecimento cientifico da vida social, das diferenças e desigualdades entre os seres humanos, como se comportam,como agem, em fim todas as formas de interação social. É tornar essas compreensões cotidianas da sociedade mais sistemáticas e precisas, à medida que suas percepções vão além de nossas experiências pessoais. Portanto é de grande importância o que vamos apresentar neste estudo, pois o conteúdo apresentado é de grande valia para o nosso conhecimento.

1.2 OBJETIVO ESPECÍFICO

Este trabalho tem como objetivo elaborar registros argumentativos, críticos, reflexivos sobre as Ciências Sociais e sua representação na sociedade.

JUSTIFICATIVA

Este projeto de pesquisa tem como principal interesse para nos, compreender e entender metodologicamente o processo de socialização do ser humano e a importância está nesse entendimento que pode ser um processo de auto-conhecimento do homem e a sua capacidade de interagir na sociedade. Isso significa compreender as atitudes e emoções do próximo para que possamos viver em uma sociedade mais digna sem desigualdade social.

Buscamos compreender nas ciências sociais dois ramos muito importantes que não estudam só um domínio da vida social, mas sim a vida social em toda a sua complexidade, em outros termos elas não se detêm em observar um só gênero de fenômenos (seja econômico, jurídico, religioso etc), mas eles estudam a vida social no seu conjunto, todas as manifestações dos fenômenos sociais. Estas ciências constituem de um lado a história e do outro a sociologia. Dito isto, é fácil ver o que as diferencia. A história segue e descreve a corrente da vida social durante um intervalo de tempo e num determinado lugar.

Este trabalho irá nos dar a oportunidade de melhor aprendizado e aprofundamento nas ciências sociais e compreensão nas transformações que o mundo assiste a cada dia, e que vêem impondo a nos a necessidade de mudar, e com essa mudança façamos melhoria no nosso convívio e que deve ocorrer na mesma velocidade em que a sociedade que o rodeia se transforma, por isso é preciso entender o que a ciência social pode nos propor de ensinamento para que possamos nos adaptar as novas situações e de se atender as novas necessidades que surgem a cada dia.

RELATÓRIO FINAL

A importância deste trabalho é sentida como uma forma de tentarmos entender o nosso próprio momento e o que virá adiante. Por isso concluímos como um grande aprendizado sobre o que é a sociologia e como nos socializamos uns com os outros, aprendemos também sobre como o individuo se comporta na sociedade e como adquire a cultura de acordo com a região e a necessidade de cada individuo. Relatamos fatores importantes o quanto a nossa sociedade vive no consumismo, inclusive fazendo com que interfira no nosso convívio com outros seres levantando criticas e polemicas no nosso meio de convivência. Outro fator muito importante e que nos chamou bastante atenção foi a divergência social que podemos ver nitidamente nas imagens apresentadas o quanto vivemos em uma sociedade desigual e desumana e também falamos do meio ambiente e como são explorado pelo próprio homem prejudicando o planeta fazendo com que isso afete diretamente a nós mesmos.

Os resultados das pesquisas feitas levaram ao nosso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com