TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos Das Ciencias Sociais

Ensaios: Estudos Das Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 3

1) A Sociologia é a ciência voltada à análise das relações e interações humanas, por meio do estudo sistemático do comportamento social e dos grupos humanos. Sobre a Sociologia é possível dizer que:

Resposta Correta: C

Comentário: Esta resposta é correta pois as alternativas I e II trazem afirmações verdadeiras e são elementos para pensar a respeito do surgimento da metodologia como ciência. A alternativa III é equivocada por estabelecer uma ligação indevida entre a Sociologia e o senso comum, pois, como ciência, a Sociologia deve fazer suas análises somente por meio de métodos científicos e o pesquisador precisa fazer seu trabalho pautado nos princípios da objetividade e da neutralidade. Já a alternatica IV está equivocada por afirmar que a Sociologia se faz por meio de análises centradas somente nos indivíduos e não em aspectos sociais gerais, como de fato acontece.

2) Émile Durkheim definiu que o objeto de estudo do sociólogo é o fato social. Assim, é possível apontar que na visão durkheiminiana:

Resposta Correta : B

Comentário: O fato social é justamente o que, na teoria durkheiminiana, tem a função se conferir singularidade à Sociologia como ciência, sendo objeto de estudo exclusivamente do sociólogo. O poder coercitivo do fato social sobre o indivíduo foi intensamente defendido por Durkheim. Por fim, é errado desconsiderar a relação entre o indivíduo e o grupo social para se compreender o suicídio como fato social.

3) O marxismo consiste em um pensamento sociológico crítico da sociedade capitalista e foi desenvolvido por Marx e Engels. Sobre o marxismo é incorreto afirmar que:

Resposta Correta : C

Comentário: Esta resposta é correta já que todas as alternativas trazem afirmações verdadeiras, com a exceção da que nega a influência do Marxismo sobre a constituição do pensamento e das análises históricas e sociológicas, seja no processo de constituição dos mesmos ou até mesmo na atualidade. O pensamento marxista é bastante presente no contexto das Ciências Sociais.

4)A Sociologia é uma Ciência que nasceu a partir das mudanças radicais desencadeadas pela Revolução Industrial ocorrida na Europa, mais especificamente na Grã-Bretanha, a partir do final do século XVIII. Sobre a Revolução Industrial, é incorreto afirmar que:

Resposta Correta : As mudanças causadas pela Revolução Industrial foram positivas para o progresso social. O homem conquistou tanto sua liberdade financeira, por meio do trabalho assalariado, como intelectual com o surgimento de novas ciências, como a Sociologia.

Comentário: Essa alternativa traz um contexto no qual não se apontam as dramáticas condições de vida que passaram a ser impostas às pessoas e aos trabalhadores das indústrias. Com a Revolução Industrial predominava uma enorme exploração do homem pelo homem nas fábricas, se trabalhava mais de dezesseis horas por dia, as desigualdades sociais eram crescentes e agravadas por problemas como ausência de moradia, alcoolismo, suicídios, violência, surtos de epidemias etc

5)Considerando a Sociologia como ciência, é correto apontar que:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com